Moto Guzzi comemora hoje 100 anos de existência

15/03/2021

A 15 de Março de 2021, a Moto Guzzi comemora os seus lendários 100 anos. Um século de história, motos esplêndidas, triunfos, aventuras e personalidades extraordinárias, que conjuntamente construíram a marca da Águia.

A Moto Guzzi celebra este importante marco histórico numa altura de sucesso. A gama foi extensivamente revista, com apoio em meios tecnológicos de ponta, designadamente no que respeita a ajudas eletrónicas, enquanto conserva intactos os valores caraterísticos da marca.

Cada Moto Guzzi é construída na fábrica de Mandello del Lario, com o cuidado e a dedicação necessários para criar motos únicas, autênticas e que refletem uma relação exclusivaentre a própria moto e o seu proprietário.

Desde 1921, todas as Moto Guzzi que foram produzidas saíram da fábrica de Mandello, o local onde foi fundada há exatamente cem anos. A Moto Guzzi é um exemplo de excelência italiana.

O emblema da Águia data à época do serviço militar dos fundadores da marca, Carlo Guzzi e Giorgio Parodi, na Italian Royal Navy’s Aviation, durante a Primeira Guerra Mundial. Foi durante a Guerra que os dois amigos, e o piloto Giorgio Ravelli, decidiram dedicar-se à construção de motociclos. Ravelli faleceu num acidente em 1919 e nunca concretizou o seu sonho. Guzzi e Parodi escolheram o símbolo da Águia em honra do seu companheiro.

Ao longo dos seus cem anos, a Moto Guzzi arrecadou vitórias em circuitos por todo o mundo, elevando a bandeira italiana em 14 títulos mundiais. Foi a moto do recorde de velocidade, da polícia e do exército. A Moto Guzzi é a moto dos Corazzieri, o corpo de elite que faz escolta ao Presidente da República Italiana. Desde muito cedo, a Moto Guzzi foi a primeira escolha para viagens de grande distância. Foi em 1928 que Giuseppe Guzzi chegou ao Circulo Ártico na sua GT “Norge”, iniciando uma tradição que permanece até hoje.

No presente, a Moto Guzzi é uma parte fundamental do Grupo Piaggio, o construtor europeu líder em motos e scooters, que conservou as suas caraterísticas originais, promoveu os seus valores e a devolve a uma posição de dominância. A Moto Guzzi sempre foi admirada e respeitada por motociclistas de todo o mundo, independentemente da moto que tenham, e eles serão os protagonistas do Moto Guzzi World Days, em Mandello del Lario, de 9 a 12 de Setembro, o evento maior que celebra o centenário da Moto Guzzi.

O Moto Guzzi World Daysé uma ocasião imperdível e marca um regresso muito esperado, dez anos após a última edição. Dezenas de milhar de entusiastas chegarão de todos os cantos do planeta para desfrutar de um evento inesquecível, apenas possível através da colaboração entre a Moto Guzzi, o Comitato Motoraduno Internazionale e a Câmara Municipal de Mandello del Lari.