Pela sexta vez na sua história o mundial irá enfrentar os 4592 metros da ‘Montanha Russa’, um dos circuitos mais exigentes do calendário e onde apenas três pilotos conseguiram até hoje vencer, Miguel Oliveira em 2020, Fabio Quartararo em 2021 e 2022 e Francesco Bagnaia em 2021 (segunda corrida) e 2023. Lado a lado com os municípios ao seu redor o Autódromo Internacional do Algarve está preparado para mais uma vez acolher nas suas 15 curvas os melhores pilotos das categorias MotoGP, Moto2 e Moto3, acolhendo igualmente, pela primeira vez o mundial MotoE, que visita pela Portugal pela primeira vez.
Afirma Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar: “Em 2024 vamos novamente receber o mundial MotoGP e desta vez e em estreia contaremos igualmente com o Mundial Moto E que terá no nosso circuito a sua primeira prova do ano, realizando igualmente no AIA os seus derradeiros testes de pré-temporada. É o nosso maior evento do ano e estamos mais uma vez a preparar com todo o detalhe o que esperamos ser um grande fim-de-semana de motociclismo e o arranque de uma grande temporada do Miguel Oliveira, que certamente irá contar com um elevado número de seguidores nas bancadas do circuito.
A passagem do MotoGP pelo Algarve e por Portimão será mais urna vez de vital importância para a economia regional e também nacional corno atesta o estudo que realizámos no passado ano ao redor do impacto económico da prova e ao mesmo tempo mediático.”Retorno do evento e bilhetes
Neste ano de 2023 a passagem do MotoGP pelo Autódromo Internacional do Algarve gerou uns recordistas 158.781.191 euros de retomo mediático e um impressionante registo de 5,856,104.832 de visualizações (impressões) das notícias publicadas a nível mundial, um reflexo de todo o interesse criado ao redor da competição que levou o Algarve e Portugal até aos quatro cantos do planeta.
Acompanhada por mais de 120.000 espectadores nas bancadas ao longo dos dias 24, 25 e 26 de março, a prova organizada pelo Autódromo Internacional do Algarve marcou o arranque da época 2023 e quebrou todas as barreiras mediáticas em Portugal e no estrangeiro com notícias que atingiram 29% da população portuguesa e onde cada cidadão foi impactado em média 72 vezes por essa mesma informação.
A contribuição do evento para a economia do Algarve – estimada em 78 milhões de euros – foi mais uma vez demonstrada pela ocupação hoteleira – que registou então o seu melhor mês desde 2002 com urna percentagem de ocupação de 62,4%, urna melhoria de 10,7 pontos percentuais face aos registos homólogos de 2019 (o melhor ano de sempre) e 13,9 pontos face a março de 2022.
A reforçar estes dados revelados pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve as zonas onde a subida da ocupação foi mais sentida foram as de Portimão/Praia da Rocha com um incremento de 16,1 %, Lagos/Sagres com 12,6 e Carvoeiro/Armação de Pera com 10,2, as regiões ao redor do Autódromo Internacional do Algarve.