Pol Tarrés bate o seu próprio recorde de altitude numa Ténéré World Raid GYTR

13/03/2024

Há dois anos atrás espanhol Pol Tarrés já tinha feito história, ao estabelecer um recorde mundial de altitude com a Yamaha Ténéré 700, mas agora em 2024, o piloto da Yamaha Factory superou suas próprias conquistas durante a sua recente expedição ao Chile. Pol Tarrés conseguiu quebrar seu próprio recorde e elevou mais a fasquia ao conquistar a maior altitude já registada com um single- moto cilíndrica.

 

Ao comandos de uma Ténéré World Raid GYTR, na configuração completa do estágio 3, Pol atingiu uma impressionante altitude de 6.677 metros, estabelecendo assim um novo recorde mundial para a maior altitude alcançada com uma moto de dois cilindros. Durante a fase de reconhecimento da tentativa, o piloto estabeleceu também outro recorde, nomeadamente o de maior altitude já alcançada em uma moto monocilíndrica, onde subiu 6.756 metros na Yamaha YZ450FX específica para “cross country”.

Pol Tarrés como embaixador da Ténéré, estava determinado em superar os desafios propostos pelo 700 World Raid. Ambos os recordes foram registrados em GPS duplo e verificados por três guias, seguindo as devidas diretrizes. A ratificação oficial dos dois recordes mundiais está em processo e levará várias semanas.

A equipa por detrás desta expedição no Chile foi composta Pol Tarrés (piloto) , Javi Echevarria (gerente de projeto), Miguel Echevarria (equipa de filmagem), Ahikar Azcona (embaixador da Yamaha e equipa de apoio), Joan Espasa (equipa de filmagem) e os guias de montanha Gerardo Bauty, Cristian Órdenes, Thomas Caballero, e Juan Leão. Com o apoio da Yamaha Motor Europe, Marc Bourgeois e Yamaha Motor Chile.

“A preparação para este desafio foi difícil, muitos disseram que não seria possível”. “Mas nós, como equipa, sabemos que é exatamente isso que motiva o Pol a fazer o que ninguém pensa ser possível, foi realmente um esforço de equipa, e teria sido impossível sem todos os envolvidos”, afirmou Javi Echevarria.

O objetivo da expedição era conquistar o “Ojos del Salado”, vulcão mais alto do planeta, a segunda montanha mais alta dos Andes e o cume mais alto do Chile, e testar os limites do modelo Yamaha Ténéré World Raid GYTR em condições adversas, como encostas rochosas íngremes, cascalho e neve.

Após uma aclimatação de duas semanas na Cordilheira dos Andes, o Piloto e toda a equipa e exploraram potenciais rotas tanto com os modelo Yamaha YZ450FX quanto com a Ténéré. O clima desempenhou um papel crucial, o que forçou a equipa a antecipar os planos devido a previsões de ventos fortes. Com a rota para os cumes Oeste e Central intransitáveis devido à neve, a equipa focou-se no cume mais alto e na cratera principal do vulcão.

Partiram do “Refúgio Murray” a 4.522 metros, Pol Tarrés abordo da sua Yamaha Ténéré alcançou esta a nova altitude recorde em apenas 50 minutos.” Acima 6.000 metros tudo parece decorrer muito lentamente, o esgotamento físico é indescritível e não há margem para erros. Até caminhar é um desafio, quanto mais conduzir uma Ténéré a esta altitude.”, comentou Pol Tarrés.

Os problemas enfrentados na expedição anterior foram superados com a ajuda da utilização do kit GYTR, incluindo ECU GYTR e capacidade extra de combustível, o que permitiu uma autonomia prolongada. As peças GYTR do segundo estágio também garantiram um desempenho bastante bom num terreno desafiador como este.

Esta aventura de Pol Tarrés e da sua equipa será imortalizada num um documentário, produzido em colaboração entre a TRECE Racing Society e a Yamaha Motor Europe. Com data prevista para estrear no final deste ano, o documentário visa retratar as conquistas e os recordes do piloto nos anos de 2022 e 2024.