Novamente com duas semanas de intervalo, tivemos nova ronda do MotoGP, agora em Itália, mais concretamente no Circuito de Mugello.
Situado na lindíssima região da Toscânia, um pouco a Norte de Roma, este circuito tem já uma grande tradição nas corridas que remonta a 1976. Em 1988 foi adquirido pela Ferrari, que o usa também como pista de testes, sofrendo sucessivas remodelações e melhorias.
Sobre a forma apaixonada como os tifosi (que podemos simplesmente traduzir por fãs) vivem o motociclismo não há muito que escrever. Basta ver para sentirmos a paixão fervorosa com que os adeptos italianos acompanham as competições, seja em que modalidade desportiva for.
Ainda por cima, este GP coincidiu com o fim de semana do Motor Valley Fest, em Modena, verdadeira constelação de marcas italianas em duas e quatro rodas, com destaque para marcas como a Ferrari, a Lamborghini, a Maserati, a Pagani e, obviamente, a Ducati!Ainda antes da apresentação dos resultados e algumas peripécias, destaque para a presença de Max Biaggi que, aos comandos de uma Aprilia RS 250 deu uma volta ao circuito, após ter sido “promovido” à categoria “de MotoGP Legend.
Além disso, fruto da genialidade humana e das melhorias técnicas das motos, acabou por ser estabelecido mais um record de velocidade em Mugello. O autor da proeza foi Jorge Martín da equipa Pramac Racing (Ducati) que atingiu uns incríveis 363,6 km/h! A barreira dos 400 km/h está cada vez mais próxima!
Na categoria Moto E, onde todos correm com motos da Energica, Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE) conseguiu aqui a sua primeira vitória na temporada. Foi secundado por Dominique Aegerter (Dynavolt Intact) e Marc Alcoba (Openbank Aspar Team). A alegria foi ainda maior por ser… um italiano a ganhar em casa!
Na categoria Moto 3 o espanhol Sergio Garcia (GasGas Aspaer Team) acabou em primeiro e conseguiu uma vitória por pouco mais de uma décima ao também espanhol e colega de equipa Izan Guevara, ou seja, conseguiram uma dobradinha! O japonês Tatsuki Suzuki (da Honda Lepoard Racing), fechou o pódio de mais uma animadíssima prova em que os cinco primeiros acabaram “coladíssimos”.
Na categoria Moto 2 o espanhol Pedro Acosta, da equipa KTM Red Bull Ajo, não deu hipótese, conseguindo impor-se por mais de 4 segundos sobre o norte-americano Joe Roberts (Italtrans Racing Team). A honra de fechar o pódio coube ao japonês Ai Ogura da Idemitsu Honda Team Asia. Curiosamente e ao contrário das restantes categorias, aqui os tempos finais foram mais dilatados entre os três primeiros…
Finalmente, na categoria rainha, ganhou um italiano e com uma moto italiana! Ou seja, Bagnaia da Ducati Lenovo Team conseguiu impor-se a Quartaro, mas apenas por cerca de meio segundo! Foi uma verdadeira batalha de gigantes. Também o terceiro lugar acabou para uma moto italiana, a Aprilia Racing, pilotada por Aleix Espargaro que continua a mostrar uma grande regularidade. Em quarto ficou o francês da equipa em Ducati (Pramac Racing) e em quinto mais um italiano: Marco Bezzecchi em Ducati da Mooney VR46 Racing Team.
Miguel Oliveira bem que lutou por uma boa qualificação, tendo saído da décima quinta posição. Ainda se acreditou que a chuva podia ajudar, mas tal não aconteceu e o português da KTM acabou a prova em 9.º lugar, fruto também de algumas quedas e escaramuças que, desta vez, não o atingiram.
Quartaro continua a liderar o mundial, dilatando a distância para Espargaro que é agora de 8 pontos, sendo que foram cumpridas 8 das 21 provas! Oliveira mantém a 11.ª posição com 50 pontos, menos 15 que o seu colega de equipa, Binder, que ocupa a sétima posição.