Triumph Triple Trophy 2024 arranca no Qatar

11/03/2024

Na antevisão do Grande Prémio que marca o início da nova temporada, a Triumph Motorcycles e o MotoGP revelaram a nova moto do Triumph Triple Trophy 2024, a vencer pelo piloto que apresentar os melhores desempenhos desta temporada. E este ano, pela primeira vez, o vencedor será escolhido pela comunidade de fãs.

 

O evento inaugural terá lugar no Circuito Internacional de Lusail, no Catar, onde Triumph Triple Trophy deste ano irá reconhecer e celebrar os pilotos que demonstrarem desempenhos ou recuperações excepcionais num ambiente altamente competitivo, bem como aqueles que atingirem o maior sucesso desportivo em cada ronda da categoria Moto2.

No final da temporada, o vencedor será premiado com um modelo Triumph Street Triple RS com pintura personalizada, equipado com o motor tricilíndrico de 765cc do qual deriva o propulsor recordista do Moto2.

Logo após cada Grande Prêmio de Moto2, um painel de especialistas em representação da Triumph e do mundo do MotoGP irá eleger uma lista de três pilotos que se destacaram. Esta escolha levará em consideração todo o fim de semana de prova, não apenas a corrida, a perseverança desportiva também será reconhecida, assim como o desempenho absoluto.

Os fãs vão poder votar através do canal de Instagram do MotoGP, e a ordem final desses três pilotos será decidida diretamente pelo número de votos dos fãs que cada piloto participante do Triumph Triple Trophy receber.

Os pontos em cada GP são atribuídos da seguinte forma:

  • 7 pontos para o piloto com mais votos dos fãs
  • 6 pontos para o piloto com o segundo maior número de votos dos fãs
  • 5 pontos para o piloto com o terceiro maior número de votos dos

Os vencedores anteriores do Street Triple RS foram: Marco Bezzecchi em 2020, Raul Fernandez em 2021, Jeremy Alcoba em 2022 e Pedro Acosta em 2023.

Steve Sargent, Diretor de Produto da Triumph, declarou : “O Triumph Triple Trophy já se realiza a par do Campeonato do Mundo de Moto2 há quatro anos, reconhecendo e ajudando a destacar a incrível profundidade da competição. Vimos algumas performances notáveis e vencedores dignos, e agora estamos entusiasmados com o anúncio de uma mudança para 2024.

“Os fãs de Moto2 podem agora decidir o resultado do Triumph Triple Trophy votando nos pilotos que se destacam em cada fim de semana. Ao selecionar a partir de uma lista restrita de três pilotos de cada vez, esperamos que a comunidade de Moto2 aprecie a oportunidade de decidir quem vai levar para casa a Street Triple RS de prémio este ano. “Temos visto recordes de voltas a cair todos os anos desde que o nosso tricilíndrico de 765cc chegou ao Moto2 em 2019 e temporadas históricas como a de Pedro Acosta – o mais recente graduado da Moto2, já a brilhar no MotoGP. Mas há muitos fatores e muito garra e determinação em todos os Grandes Prémios de Moto2 e é isso que o Troféu, agora alimentado pelos fãs, pretende recompensar.”

Carlos Ezpeleta, Diretor Desportivo da Dorna Sports, acrescentou ainda: “A Triumph provou ser um grande trunfo para o Moto2 desde que ingressou no Campeonato, em termos de desempenho – quebrando recordes de volta e desempenhando um papel fundamental na colocação da classe entre o Moto3 e o MotoGP – e em termos da impressionante fiabilidade que vimos todas as semanas. Sendo um desporto com ligações tão fortes à indústria global do motociclismo, também estamos muito orgulhosos de represent-la no paddock como fabricantes.

“Dentro desse compromisso, o Triumph Triple Trophy também se tornou um prémio muito cobiçado e estamos muito felizes em apresentar esta novidade para 2024: convidar os fãs a fazerem parte do processo e votarem.”