Este modelo está ainda melhor, tanto em termos da sua capacidade Touring como nas prestações em todo-o-terreno. Mais conforto, mais dinâmica e mais diversão.
O motor Boxer com 125 cv (92 kW), é eficiente e com elevado binário, para máximo prazer de condução em qualquer situação. Mas o motor boxer não é lendário apenas pela sua fiabilidade. Também é muito fácil de utilizar. A embraiagem em banho de óleo com função deslizante e o acelerador electrónico facilitam o controlo da potência.
O quadro principal rígido que integra o motor como elemento autoportante garante um baixo centro de gravidade e facilita a maneabilidade, ao mesmo tempo que proporciona uma excelente estabilidade. A suspensão Paralever e Telelever permitem um desempenho de amortecimento perfeito em qualquer terreno.
Com os sistemas electrónicos de assistência à condução, como o renovado ESA (Ajuste Electrónico da Suspensão), a R 1200 GS volta a definir os padrões do prazer de conduzir com um simples toque de um botão.
Os Modos de Condução Rain e Road, bem como o ASC (Controlo Automático de Estabilidade) estão equipados de série, para adaptar a moto da melhor forma a qualquer circunstância.O Modo de Condução opcional Pro oferece ainda mais possibilidades para ajustares a moto ao teu estilo de condução (por exemplo, Enduro e Dynamic). O Hill Start Control (Controlo de arranque em subidas) facilita o arranque em locais de forte inclinação e o Controlo Dinâmico de Tração (DTC), que também intervém em curva, garante toda a segurança e dinâmica de condução.
O sistema ABS Pro também ajuda na utilização dos travões em curva, doseando a travagem e impedindo situações perigosas. A luz de travão dinâmica avisa os outros condutores em caso de travagem brusca.
Existem aspectos que não mudam: a robustez, a dinâmica e o carácter. Os novos acabamentos de pintura e as superfícies de elevada qualidade também realçam o impressionante design da GS.
Quer sejam os frisos elegantes do depósito, a protecção contra salpicos da roda dianteira, os logótipos GS ou as novas cores do quadro e da moto, a diversidade na R 1200 GS nunca foi tão evidente.
O Style Rallye corresponde precisamente ao seu nome e os condutores todo-o-terreno mais ambiciosos vão dar o seu dinheiro por bem empregue.
Além disso, existe uma vasta gama de acessórios opcionais, incluindo o Keyless Ride, acessórios todo-o-terreno muito úteis e até mesmo sistemas de bagagem para adaptar a GS a todas as necessidades.
Ficha Técnica
Motor
Diâmetro x curso – 101 mm x 73 mm
Cilindrada – 1,170 cc
Potência máx. – 125 cv (92 kW) às 7.750 rpm
Binário max. – 125 Nm às 6.500 rpm
Gestão do motor – Injecção electrónica
Controlo da emissão de gases – Conversor catalítico de 3 vias, compatível com a norma de emissões EU-4
Prestações / Consumo
Velocidade máxima – mais de 200 km/h
Combustível – Gasolina sem chumbo, teor mínimo de octanas 95 (RON)
Sistema eléctrico
Alternador – Trifásico de 510 W (potência nominal)
Bateria – 12 V/11,8 Ah, sem manutenção
Transmissão
Embraiagem – Multidisco em banho de óleo, accionada hidraulicamente
Caixa de velocidades – Seis velocidades com veio de sincronização
Transmissão secundária – Cardan
Ciclística / travões
Quadro – Conceito de quadro bipartido com secção principal e com a traseira aparafusada, motor autoportante
Suspensão dianteira – Telelever BMW Motorrad, diâmetro das bainhas 37 mm, amortecedor central
Suspensão traseira – Monobraço oscilante em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor WAD (amortecimento dependente do curso), afinação hidráulica contínua da pré-carga da mola por manípulo, afinação da expansão por manípulo
Curso da suspensão dianteira / traseira – 190 mm / 200 mm
Distância entre eixos – 1.507 mm
Avanço – 99.6 mm
Ângulo da coluna de direção – 64.5°
Jantes – Alumínio fundido
Jante dianteira – 3,00 x 19″
Jante traseira – 4,50 x 17″
Pneu dianteiro – 120/70 R 19
Pneu traseiro – 170/60 R 17
Travão dianteiro – Dois discos flutuantes, diâmetro de 305 mm, pinças radiais de quatro êmbolos
Travão traseiro – Disco simples, diâmetro de 276 mm, pinça flutuante de êmbolo duplo
ABS – ABS Integral BMW Motorrad (parcial-integral, pode ser desligado)
Dimensões / pesos
Comprimento – 2.207 mm
Largura (com espelhos) – 952,5 mm
Altura (sem espelhos) – 1.412 mm
Altura do banco, peso sem carga – 850/870 mm (com suspensão rebaixada* 800/820 mm) *EO
Arco interior das pernas, peso sem carga – 1870/1910 mm (altura do banco baixo* 1750/1790 mm) *EO
Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio 1) 1 – 244 kg
Peso total permitido – 460 kg
Carga máxima (com equipamento de série) – 216 kg
Capacidade do depósito – 20 l
Reserva – aprox. 4 l
As dimensões relevantes referem-se à posição de vazio da norma Europeia
1) 1) Conforme a Directiva 93/93/CEE com todos os líquidos para funcionamento, atestado com, pelo menos, 90% do volume do depósito
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.