MotoE: Primeiro campeonato para motos elétricas arranca em 2019

O primeiro campeonato de motos elétricas está cada vez mais perto de ser uma realidade, tendo sido apresentado em Roma, Itália, a ‘FIM MotoE World Cup’, que vai arrancar em 2019.

Para além da apresentação da moto que estará em pista, outros dados deste campeonato foram revelados numa cerimónia onde estiveram presentes figuras como Loris Capirossi (responsável pelo desenvolvimento da moto), Vito Ippolito (presidente da Federação Internacional de Motociclismo) e Carmelo Ezpeleta (figura máxima da Dorna).

Desta forma ficamos a saber que a nova Taça do Mundo de Motos Elétricas terá cinco corridas, todas a realizar na Europa, sendo que estas serão em concomitância com rondas do Mundial de MotoGP e decorrerão na manhã de domingo. Isto é a seguir aos ‘warm-up’ e antes da corrida de Moto3. Já os treinos livres e qualificação decorrerão na sexta-feira e sábado, respetivamente. Em termos de extensão as corridas terão 10 voltas.

Foi também divulgado que antes do início da competição irá realizar-se uma sessão de testes oficiais, que terá lugar no circuito de Jerez em fevereiro de 2019. De referir ainda que a grelha de partida terá 18 motos em representação das equipas privadas que participam em MotoGP, Moto2 e Moto3.

Sete vagas estão destinadas às formações de MotoGP, sendo que a Tech 3, LCR, Marc VDS, Pramac, Avintia, Ángel Nieto Team (ex-Aspar) e Gresini podem inscrever duas motos cada. No campo das equipas de Moto2 e Moto3 as quatro vagas existentes permitem aos respetivos conjuntos colocar em pista uma moto. Para já em termos de pilotos nada foi revelado.

Por último foi também apresentado o patrocinador oficial deste campeonato pioneiro. Tal responsabilidade estará a cargo da Enel, empresa italiana que tem a sua atividade, claro está, na distribuição de energia elétrica e possui uma rede, em Itália, de 14 mil estações de carregamento para veículos elétricos. Para efeitos comerciais o nome deste novo campeonato, conforme foi anunciado no início do texto, será: ‘FIM Enel MotoE World Cup’.