Como parte do acordo, cada uma deveria enviar o seu piloto estrela para uma sessão fotográfica em Las Vegas. A Yamaha enviou Lawson; a Honda enviou Gardner. Só havia um problema: Lawson e Gardner detestavam-se. Nos últimos anos, o norte-americano e o australiano tinham dominado o Mundial de 500cc depois de Gardner ter sucedido a Freddie Spencer como ‘ponta-de-lança’ da Honda. Lawson, por outro lado, tinha sido campeão em 1984 e 1986 com a Yamaha, antes do (único) título de Gardner em 1987.
Durante a sessão fotográfica – cerca de uma hora – os dois estiveram em pé, a centímetros um do outro, nas mais diversas poses para as câmaras… sem nunca trocarem uma palavra. Uma das poses – que deu origem a uma fotografia emblemática, que é possível encontrar na Internet – exigia que os dois estivessem literalmente cara-a-cara, com os olhos cravados um no outro. E o responsável pela sessão disse que saiu do estúdio incrédulo com o ambiente entre duas estrelas pagas a peso de ouro e idolatradas por milhões…
Na prática, Lawson e Gardner partilharam os dois primeiros lugares em provas do Mundial por 20 vezes (o americano venceu 11, o australiano venceu 9). O australiano ficou chocado quando a Honda-Rothmans contratou o seu arqui rival em 1989, embora a NSR500 de Lawson fosse preparada pelo lendário Erv Kanemoto.
O californiano foi campeão e tornou-se o primeiro (e, até Valentino Rossi, o único) piloto a ser campeão em anos consecutivos com marcas diferentes. Gardner, por outro lado, fraturou uma perna no GP dos Estados Unidos desse ano e só pôde assistir do sofá ao apogeu de ‘Steady Eddie’.
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