Rivais históricos: Eddie Lawson vs Wayne Gardner

Eddie Lawson e Wayne Gardner gostavam tanto um do outro que a seguinte história é verídica. Em 1988, a Yamaha e a Honda estabeleceram um pacto para trazerem o Mundial de Motociclismo de volta aos Estados Unidos (inclusive dividiram as despesas de obras na pista de Laguna Seca). Pelo meio os dois gigantes japoneses elaboraram uma campanha de segurança destinada a motociclistas.
Como parte do acordo, cada uma deveria enviar o seu piloto estrela para uma sessão fotográfica em Las Vegas. A Yamaha enviou Lawson; a Honda enviou Gardner. Só havia um problema: Lawson e Gardner detestavam-se. Nos últimos anos, o norte-americano e o australiano tinham dominado o Mundial de 500cc depois de Gardner ter sucedido a Freddie Spencer como ‘ponta-de-lança’ da Honda. Lawson, por outro lado, tinha sido campeão em 1984 e 1986 com a Yamaha, antes do (único) título de Gardner em 1987.

Durante a sessão fotográfica – cerca de uma hora – os dois estiveram em pé, a centímetros um do outro, nas mais diversas poses para as câmaras… sem nunca trocarem uma palavra. Uma das poses – que deu origem a uma fotografia emblemática, que é possível encontrar na Internet – exigia que os dois estivessem literalmente cara-a-cara, com os olhos cravados um no outro. E o responsável pela sessão disse que saiu do estúdio incrédulo com o ambiente entre duas estrelas pagas a peso de ouro e idolatradas por milhões…

Na prática, Lawson e Gardner partilharam os dois primeiros lugares em provas do Mundial por 20 vezes (o americano venceu 11, o australiano venceu 9). O australiano ficou chocado quando a Honda-Rothmans contratou o seu arqui rival em 1989, embora a NSR500 de Lawson fosse preparada pelo lendário Erv Kanemoto.
O californiano foi campeão e tornou-se o primeiro (e, até Valentino Rossi, o único) piloto a ser campeão em anos consecutivos com marcas diferentes. Gardner, por outro lado, fraturou uma perna no GP dos Estados Unidos desse ano e só pôde assistir do sofá ao apogeu de ‘Steady Eddie’.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.