Triumph Bonneville T120 Black: O novo ícone

Inspirada na lendária Bonneville de 59, as novas Triumph Bonneville T120 e T120 Blac são concebidas para incorporarem os detalhes e características de design originais.

Desde as linhas fluídas bem definidas do depósito de combustível, aos pormenores individuais dos faróis, mostradores e à silhueta característica da Bonneville. Estas Bonneville são ícones intemporais, fruto de uma evolução magnífica.

Com todo o carácter, pormenores e acabamentos da T120 a Bonneville T120 Black aporta uma atitude natural, com um assento sofisticado em castanho-escuro e pormenores pretos, incluindo também os aros das jantes, asa do passageiro, escape e acabamento do motor.

O carácter autêntico desta Bonneville T120 Black revela-se com o mais recente motor de dois cilindros paralelos de 1200cc de cilindrada, 8 válvulas e elevado binário.

Construído especialmente para o estilo de condução clássico moderno, com débito de potência imediato e empolgante produz um binário máximo de 110 Nm a um regime baixo de 3500rpm, um aumento de 50% face à geração anterior.

Com os sistemas da próxima geração a Triumph de injecção de combustível ride-by-wire e de gestão do motor, ambos de acutilante precisão e resposta instantânea esta Bonneville de seis relações de caixa é pensada para produzir um som de escape carismático e um ângulo de avanço de 270º proporciona um débito de potência suave e linear.

Tirando partido do sofisticado sistema ride-by-wire, esta Triumph incorpora um sistema de controlo de tração comutável que optimiza o débito de binário.

Ligado ao modo ride-by-wire, as duas opções de modo de condução, estrada e chuva, proporcionam ao condutor maior segurança e controlo.

Já o sistema da nova embraiagem deslizante assistida torna mais fácil a condução e tem maior durabilidade.

O padrão actual de segurança, sistema de anti bloqueio variável de travões da Triumph aporta um novo nível de controlo à potência de travagem da Bonneville.

Os novos comutadores da T120 apresentam um botão de deslocamento, simples, actuado pela ponta dos dedos para acesso fácil às funções principais apresentadas nos novos mostradores digitais.

Trata-se de mostradores duplos multifunções (velocímetro e taquímetro) com ponteiros de visual 3D, incorporam um sistema de menu digital acedido pelo botão de deslocamento montado no guiador. As funcionalidade-chave incluem: definição do modo de condução, indicador da relação de caixa engrenada, estado dos punhos aquecidos, conta-quilómetros, dois conta-quilómetros parciais, indicador de serviço de assistência, autonomia de combustível, nível de combustível, consumo médio e instantâneo, relógio, acesso a desligar sistemas de controlo de tração e ABS.

Adicionalmente, se acrescentar o sistema de monitorização da pressão dos pneus TPMS ou o cruise-control, o mostrador apresenta os respectivos estados.

AA Bonneville T120 Black a exemplo da sua irmã gémea apresenta um quadro e suspensão mais recentes, configurados para uma condução mais descontraída, combinando a dinâmica de condução característica da Triumph de neutralidade, agilidade e estabilidade com níveis avançados de conforto e controlo que proporcionam uma experiência cativante.

Uma nota ainda para os faróis da Bonneville que incorporam a ultima geração de luminárias de condução diurna (DRL) proporcionando deste modo um padrão luminoso marcante e característico de maior duração a longo prazo.

Já as luzes traseiras em LED, incorporadas na configuração da cauda apresentam uma inspiração clássica.

Por baixo do assento conta ainda com uma tomada de USB +ara que possa carregar os seus dispositivos.

A nova chave da T120 integra um transmissor receptor que evita que a moto seja accionada se a chave correta não for usada.

A T120 Black está disponível em duas combinações de cor topo de gama, Jet Black ou Matt Graphite.

Ficha Técnica

Motor

Tipo – Bicilíndrico paralelo ref. liquida SOHC, 4 válvulas por cilindro

Cilindrada – 1200cc

Diâmetro X Curso – 97,6 x 80mm

Potência máxima CE – 80 CV (59 kW) @ 6550 rpm

Binário máximo CE – 105 Nm @ 3100 rpm

Alimentação – Injecção electrónica

Caixa – 6 velocidades

Ciclística

Quadro – Berço em tubo de aço

Suspensão dianteira – Forquilha Kayaba 41mm, 120mm de curso

Suspensão traseira – Amortecedores Kayaba ajustáveis em pré-carga, 120mm de curso

Travão dianteiro – 2 discos de 310mm, pinças Nissin de dois pistões, ABS

Travão traseiro – Disco de 255mm, pinça Nissin de dois pistões, ABS

Roda dianteira – 18 x 2,75 polegadas

Roda traseira – 17 x 4,25 polegadas

Pneu dianteiro – 100/90-18

Pneu traseiro – 150/70 R17

Dimensões e Pesos

Largura do guiador – 785 mm

Altura (sem espelhos) – 1125 mm

Distância entre eixos – 1445mm

Altura do assento – 785mm

Peso em seco – 224kg

Capacidade do depósito – 14,5L

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.