Os cofundadores da Auto Fabrica, Bujar e Gaz Muharremi, juntaram-se ao designer e amigo de longa data Toby Mellor para definir o projeto para o Primeiro Protótipo da Type 11. O design focou-se em diluir as linhas entre o estilo clássico e uma linguagem da superfície mais moderna. A equipa decidiu que esta seria uma máquina orientada para a pista, pelo que as regras e restrições legais da utilização diária em estrada não os iriam limitar.
A história começa com o Primeiro Protótipo
O Primeiro Protótipo estava pronto para as competições até ao mais ínfimo pormenor e transbordava potência pura. A suspensão personalizada Öhlins, as pinças Brembo, os discos de travão especializados PFM e as jantes de carbono BST proporcionam uma condução impressionante. Os elementos de carbono-nylon impressos a 3D, concebidos por CAD e combinados com elementos em fibra de carbono produzidos manualmente, incluindo os revestimentos Zirotek, foram especialmente selecionados e concebidos para se adaptarem harmoniosamente ao escape tradicional, de estilo radical, que envolve a carenagem em alumínio.
Para completar, foi adicionado um banco contrastante feito à medida, um depósito de competição de enchimento rápido e um sistema de escape 3 em 3 integralmente feito à mão e dobrado recorrendo a enchimento de areia.
A história desenvolve-se quando surge o Terceiro ProtótipoFicou rapidamente claro que esta moto seria apenas o início da história. A equipa queria um modelo com o mesmo ADN que se pudesse levar para a estrada. O Terceiro Protótipo ganhou forma, desta vez usando uma verdadeira lenda como base: a Yamaha XS750. Ao estilo dos anos 70, a XS750 encaixava na paixão da Auto Fabrica pelo design moderno com linhas clássicas. A potência foi proporcionada por peças de performance e a equipa levou a histórica moto diretamente para o futuro.
Pinças Brembo e um velocímetro misturado com formas fluídas criadas com recurso a técnicas tradicionais de bate chapa e enformação manual. Tudo isto misturado com interpretações criativas de designs clássicos, tal como a impressão 3D das condutas de admissão e estruturas para os faróis personalizadas. O escape dobrado com recurso a enchimento de areia marcou a criação como sendo incontestavelmente da Auto Fabrica.
Nasce uma Lenda com o Segundo Protótipo
Após o Primeiro e o Terceiro Protótipo, só havia um caminho a seguir. O Segundo Protótipo da Type 11 utilizou os elementos dos dois primeiros e combinou-os para criar uma moto de estrada. O Segundo Protótipo foi construído tendo por base a Yamaha XSR900 e combinando as vantagens de performance do Primeiro Protótipo com a estética do Segundo Protótipo. Coleções personalizadas únicas de alta qualidade de filosofias e técnicas de design conferem ao Segundo Protótipo um visual potente. O farol redondo, o sistema de abastecimento convencional, os bancos com pesponto, os indicadores de direção, os pneus de estrada e o acabamento em cinzento metalizado a condizer ligam o Segundo Protótipo ao estilo clássico do Terceiro Protótipo.
A Yamaha Motor Europe e a Auto Fabrica vão promover um evento aberto este fim de semana, nos dias 20 (sexta-feira) e 21 (sábado), das 10:00 às 20:00, no Iris Studios em Londres, para lançar a moto e para permitir ao público e aos meios de comunicação social a oportunidade de a experimentar. O Segundo Protótipo vai ter uma produção muito limitada; será vendido sob o nome Type 11 da Auto Fabrica e será totalmente personalizado, com as primeiras entregas a serem feitas entre o verão e o outono de 2018.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.