Um novo concurso público lançado pela Mobi.e visa a montagem de hubs de carregamento de viaturas elétricas em nove cidades.
A Mobi.e lançou um concurso público internacional para a atribuição do direito de exploração de nove hubs de carregamento de veículos elétricos, que visa reforçar a infraestrutura nacional de acesso público em 81 postos de carregamento com diferentes potências.
Explica a Mobi.e que o projeto resulta de um investimento de 1,9 milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo.
Os hubs integram um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento normal (22 kW) e um posto de transformação.
Irão ser montados em nove cidades: Almada, Braga, Coimbra, Leiria, Loulé, Loures, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu.
A EXPLORAÇÃO DOS HUBS SERÁ DE DEZ ANOS.
Os municípios irão disponibilizar e licenciar o espaço de instalação, cabendo e à Mobi.e instalar os equipamentos e as respetivas ligações à rede elétrica.
O prazo para apresentação das propostas é de 30 dias, até 10 de dezembro, através de submissão na plataforma de contratação pública acinGov.
O presidente da Mobi.e, Luís Barroso, sublinha a importância deste projeto para o “reforço da rede de carregamento nas principais cidades do país, quer em número de postos quer em potência, sendo um projeto piloto que irá colocar a oferta da rede Mobi.e num novo patamar”.
A rede Mobi.e é composta atualmente por mais de 2.000 postos de carregamento maioritariamente situados em espaços de acesso público. Trata-se de uma rede, cujo modelo se baseia na interoperabilidade e no caráter universal de utilização.