Pelas 10 horas da manhã, Hilmer Johansson, sales manager da empresa, conduziu para a rua o Volvo ÖV4 que ficaria conhecido como “Jakob”, um descapotável azul-escuro com motor de 4 cilindros. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores, azul escuro com guarda-lamas pretos.
85 anos mais tarde, nesse mesmo dia Stefan Jacoby, então presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, Presidente e CEO do Grupo Volvo reproduziram esse mesmo momento ao volante do mesmo Volvo ÖV4, o primeiro de todos, agora uma relíquia do museu da Volvo.
O sonho de dois homens: Assar Gabrielson & Gustav Larson
“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.”
Tradicionalmente associada à inovação no capítulo de segurança, a marca sueca surgiu como resposta a um vazio de mercado. A inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia. A elevada sinistralidade nas estradas suecas nos anos 20 preocupava Assar e Gustav, o automóvel deveria ser sinonimo de alegria, progresso e liberdade, nunca de sofrimento e morte.
Ao longo destes 90 anos, o posicionamento e os valores da Marca nunca mudaram. O foco nas pessoas, na segurança, na vida, no respeito. A Volvo é mundialmente líder no capítulo da segurança. A forma mais fácil de perceber todas as inovações introduzidas pela marca sueca é pensar em tudo o que cada automóvel detém em termos de segurança, do cinto de três pontos, à terceira luz de travagem, passando pelos airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros gadgets de segurança, tudo inovação Volvo, inovação sem patente, porque para a Volvo a segurança e a vida não têm preço e o objetivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam, por isso se diz que “há um pouco da Volvo em cada automóvel”.
A visão 2020
O pináculo do sonho dos fundadores da Volvo atingir-se-á em 2020. A marca sueca assegura que de esse ano em diante “ninguém perderá a vida ou ficará gravemente ferido a bordo de um novo Volvo” numa das mais ousadas e nobres promessas da indústria automóvel.
A importação de automóveis Volvo para Portugal iniciou-se em 1933 graças a Luiz Oscar Jervell que viria a constituir a Auto Sueco, Lda. Esta seria a empresa-mãe do Grupo Auto Sueco que durante décadas foi o representante exclusivo da marca Volvo no nosso País. Em 2008, nasce a Volvo Car Portugal, uma National Sales Company do Volvo Car Group que viria a ser desde esse ano a empresa responsável por essa importação.
Em 2016, as 4.363 novas matrículas constituíram um novo recorde nacional para a Volvo em Portugal representando um crescimento de 22,1% em relação a 2015 e a uma quota de mercado de 2,10%.