A Midwest Transit Equipment, empresa americana de autocarros escolares, escolheu a SEA Electric para converter 10.000 autocarros escolares em veículos elétricos nos próximos cinco anos. Os autocarros terão também a tecnologia vehicle-to-grid (V2G), o que permitirá uma estabilização da rede elétrica quando os autocarros estiverem parados em carregamento.
O acordo prevê a conversão de autocarros tipo A, mais curtos, nos quais o condutor está sentado numa cabine à parte e autocarros tipo C que, à semelhança do tipo A têm uma frente que alberga o motor, mas se diferenciam por a cabine do motorista estar ligada ao espaço principal do autocarro.
A SEA Electric defende que “a conversão de autocarros para elétricos é muito mais acessível do que comprar veículos novos”. A empresa garante que consegue “entregar dois a três autocarros convertidos em elétricos pelo mesmo preço de um veículo novo”.
Tony Fairweather, CEO da SEA Electric, disse que este acordo “revela a vontade de se transitar para veículos 100% elétricos e também define o momento em que a indústria de veículos comerciais faz esta transição a um nível ainda mais sustentável e sem incentivos”.
Mike Menyhart, diretor de estratégia da SEA Electric nos Estados Unidos da América, comentou ainda que “equipar os autocarros com motores elétricos vai permitir manter os custos baixos, vai criar postos de trabalho ‘verdes’ e contribui para a melhoria ambiental e da saúde, uma vez que as crianças deixam de estar expostas à emissão de gases poluentes dos veículos a combustão”.