A gama do Porsche Panamera Sport Turismo, a versão mais familiar e ao estilo shooting brake da berlina desportiva, recebeu agora uma versão híbrida de plug-in que se coloca no topo da oferta. E quando falamos em valores de referência falamos não apenas nos registos de performance, sendo a mais potente, mas também nos consumos, pois é também a mais poupada neste campo. Conjugando um motor V8 com outro propulsor elétrico para obter tração integral e 680CV de potência, e conseguindo uma média de 3.0L/100km, o modelo surge também equipado de origem com vários dos sistemas de referência da marca germânica. E ainda conta com uns “pozinhos” do 918 Spyder…
O Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo combina um V8 de 4.0L com 550CV e um motor elétrico de 136CV, alcançando uma potência combinada de 680CV. Um registo que o coloca num patamar superior ao Panamera Turbo Sport Turismo de 550CV. A carrinha híbrida consegue sprintar até aos 100 km/h em 3,6 segundos e atingir no máximo os 310 km/h. Registos que são idênticos aos da berlina desportiva plug-in de 680CV.
Apesar das performances de velocista consegue “gerir as energias” como um maratonista. Isto porque anuncia consumos de 3.0L/100km, enquanto a bateria de 14,1 kWh, que carrega num tempo entre 2.30H ou 6.00H, permite uma autonomia elétrica de 49 km. Com a caixa PDK a enviar a potência para as quatro rodas com recurso ao Porsche Traction Management, referência para o facto do sistema de tração integral ter tido origem no primeiro superdesportivo a baixar os sete minutos em Nurburgring, o estupendo 918 Spyder.
Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo visto da retaguarda
Design
Os novos atributos que foram introduzidos com a segunda geração do Panamera, em conjunto com o novo conceito de interior 4+1 oferecido pelo Sport Turismo, entram também a bordo deste desportivo híbrido. Com o visual exterior (onde se destaca o único aileron ativo do seu segmento, com três posições) a referir que se trata da versão com 680CV de potência através da cor adoptada para a inscrição Panamera Turbo S na traseira, nos ecrãs de infotainment integrados no conceito de interior Porsche Advanced Cockpit visualizam-se algumas informações específicas relativas ao modo híbrido.
Mas este Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo é efetivamente um membro da variante “shooting brake” deste modelo, com a linha de teto mais elevada para facilitar o acesso e saída e garantir maiores áreas interiores. Além disso, conta com uma bagageira de 425L, que se estendem até aos 1245L.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.