Publicidade Continue a leitura a seguir

As marcas que mais desvalorizaram em 2017

10 – GMC Esta divisão da General Motors fecha esta lista. E para aqui estar presente precisou de “conseguir” perder 24% do valor de marca e passar de 28ª para 40ª marca mais valiosa do mundo.
9 – Acura A representante de luxo da Honda nos Estados Unidos, onde por exemplo vende o NSX, não teve um desempenho de luxo. Pelo contrário, desceu 24% e saltou do 38ª posto para o 45º.
8 – Skoda A representante checa do Grupo VW não teve um bom ano, pelo menos na avaliação ao valor de marca pela Brand Finance. Este número caiu ¼ e a consequência foi a descida de 52ª para 64ª na lista
7 – BAIC Motors É das marcas chinesas mais conhecidas internacionalmente, mas muito pelas ligações à Hyundai e Mercedes. Como marca própria, desceu 33% e teve um tombo de 49ª para 70ª marca mais valiosa do planeta
6 – Mitsubishi É mais um caso em que o esperado impulso num novo grupo não se verificou. Agora parte da aliança com a Renault e a Nissan, perdeu 34% do seu valor. Era 37ª e agora está na 53ª posição da tabela.
5 – SsangYong Já não está presente em Portugal e lá por fora a vida também não corre de feição. Em 2017 perdeu 35% do seu valor e saltou de 94ª para 99ª no ranking
4 – JMC Esta marca desceu 52% e com isso passou de 76ª a 87ª no estudo da Brand Finance
3 – Vauxhall A divisão britânica das operações da GM na Europa não foi tão afetada como a alemã. Ainda assim não deixou de perder mais de metade do seu valor (52%) e cair do 69ª para o 86º posto
2 – Wuling Os chineses também não tiveram um ano positivo, pois desvalorizaram 52%. O que significou uma descida de 39ª para 68ª neste estudo.
1 – Opel A integração do emblema de Russelsheim na Opel não teve o resultado esperado e o valor da marca caiu 67%. Como consequência passou de 25ª para 67ª marca mais valiosa do mundo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Olhar para o retrovisor no desporto automóvel é sinal que existe o perigo de ser ultrapassado. Estes são os emblemas que passaram 2017 a olhar para os retrovisores, pois compõem a lista da Brand Finance a mostrar as marcas que perderam mais valor em 2017.

Aqui está mais uma lista onde ninguém gostaria de ser incluído, e que mostra como algumas mudanças estratégicas ou desinvestimento em marketing e outras áreas podem significar perdas na imagem e na forma como os emblemas são percepcionados. Algo que se comprova pela presença de várias insígnias de renome na lista que mostra as marcas que perderam mais valor em 2017. Apesar de geralmente serem empresas bem estabelecidas, as marcas também veem a sua avaliação e reconhecimento por parte do público alterar-se. E por vezes, de forma abrupta, como agora demonstra o estudo ‘Brand Finance Auto & Tires 2018’. Além de indicar quais as insígnias que mais valem em todo o mundo, num ranking onde se verificou uma mudança de liderança, outro dos atrativos passa pela avaliação da evolução da imagem dos fabricantes. Assim se chegou à conclusão de quais são as marcas que mais perderam valor em 2017.

A metodologia utilizada pela marca pode ser encontrada neste link, mas os resultados apresentados não deixam de apresentar alguns números interessantes. Desde logo porque indicam que a aquisição das operações da GM na Europa por parte do Grupo PSA, onde se inclui a aquisição da Opel e Vauxhall, não foi motivo para impulsionar as marcas. Bem pelo contrário, elas estão no trio de marcas que perderam mais valor em 2017, juntamente com a chinesa Wuling. E as duas com uma queda bastante relevante, acima dos 50%. Ou seja, valem em 2018 menos de metade do que simbolizavam 12 meses antes.

O mesmo se verifica, em menor escala, com a Mitsubishi, agora parte da aliança que também integra a Nissan e Renault. Referência para a presença neste “nefasto” Top-10 de outras marcas de renome, como a Skoda, a Ssangyong, a Acura, a GMC e também a chinesa BAIC. Devido à falta de informação mais precisa, juntamos aos dados percentuais a confirmar que marcas perderam mais valor em 2017 também o que isso se traduz em descida de posições na tabela das mais valiosas de todo o mundo.