Tesla vai despedir 14 mil funcionários por causa da quebra nas vendas

17/04/2024

A Tesla vai reduzir a sua força de trabalho global em mais de 10%, face às grandes mudanças que estão a ocorrer no mercado dos veículos elétricos e ao declínio das vendas do fabricante norte-americano.

 

Numa mensagem de correio eletrónico interna distribuída aos funcionários da marca e posteriormente publicada online, Elon Musk explicou as razões da “difícil decisão” de reduzir a força de trabalho, numa altura em que a empresa se prepara para “a próxima fase de crescimento”.

De acordo com o patrão da Tesla, os despedimentos são uma medida estratégica que visa “reduzir os custos e aumentar a produtividade”. A mensagem de correio eletrónico de Musk acrescentava: “Procedemos a uma análise exaustiva da organização e tomámos a difícil decisão de reduzir a nossa força de trabalho em mais de 10% a nível mundial. Não há nada que eu odeie mais, mas tem de ser feito”.

Embora se desconheça o número exato de trabalhadores da Tesla que perderão os seus empregos, uma redução de 10% na sua força de trabalho global poderá afetar mais de 14.000 pessoas. A Bloomberg refere que a Tesla contratou 140 473 trabalhadores até ao final de 2023, quase o dobro do número registado em 2020.

Durante este período, novas fábricas facilitaram o aumento da produção do popular Model Y. No entanto, o aumento da oferta, juntamente com um declínio na procura de veículos elétricos, acabou por levar a reduções de preços , uma vez que a Tesla procurou manter-se competitiva em relação aos seus homólogos chineses.