Aston Martin revela o novo Vantage

21/11/2017

Procurando ganhar vantagem comparativamente aos seus adversários no mundo dos desportivos, o novo Aston Martin Vantage recorre a um V8 twinturbo com mais de 500CV colocado numa estrutura em alumínio criada a partir daquela utilizada no DB11

Entregas começam na segunda metade de 2018

510CV e 685Nm

Transmissão automática de 8 velocidades ZF

Velocidade máxima de 314 km/h

Primeiro Aston Martin com autoblocante traseiro elétronico

Após os vários vídeos de desenvolvimento, o último dos quais com Max Verstappen ao volante, foi finalmente revelado o novo Aston Martin Vantage. O modelo tem já preços anunciados para determinados mercados, estando disponível para encomenda por valores que são de 154000€ para a Alemanha. As primeiras entregas do novo desportivo de Gaydon estão marcadas para o segundo semestre de 2018.

Design

Procurando dar continuidade à saga iniciada com a versão mais potente do DB2 de 1951, o Vantage continua assim a perpetuar-se no tempo como uma afirmação de performance. Algo que fica bem patente no estilo do modelo. A marca afirma que o novo Aston Martin Vantage se define pelas formas esculturais e atléticas, com flancos musculados, em que o visual se torna ainda mais distinto graças à nova assinatura visual na dianteira e traseira. Esta identidade também se afirma pelos elementos aerodinâmicos, onde se inclui o spoiler dianteiro que canaliza o ar sob o carro, numa viagem que culmina no difusor traseiro que garante o mínimo de turbulência.

No interior agraciado com materiais de inspiração na competição como a alcantara, e com múltiplas possibilidades de personalização, o fabricante britânico afirma que recusou a utilização de formas fluídas e alongadas. Ao invés, a opção foi para formas mais afiadas e assertivas que se conjugem com a natureza agressiva do Aston Martin Vantage. Destaque ainda para a posição de condução, exemplo máximo do foco numa condução imersiva, que fica também demonstrada pelo caráter intuitivo dos comandos e botões. Como acontece com a zona dos botões do PRND da transmissão, agora com formação triangular que torna mais fácil e definida a utilização de cada comando.

Mecânica do Aston Martin Vantage

Colocado numa posição baixa e o mais atrás possível, algo essencial para a divisão de pesos ótima numa relação 50:50, o V8 4.0L twinturbo debita 510CV às 6000RPM e 685Nm (entre as 2000 e as 5000RPM). Canalizando esta força para as rodas através de uma transmissão de oito velocidades da ZF, o Aston Martin Vantage consegue atingir os 96 km/h (60mph) em 3,5 segundos e acelerar até um máximo de 314 km/h.

É ainda referido que o prazer da condução e diversão ao volante saem beneficiados pela configuração das ajudas eletrónicas. É o que aconteceu com apoios como o controlo dinâmico da estabilidade e a vetorização dinâmica do binário. Ou ainda com a direção elétrica de assistência variável consoante a velocidade, sendo indicado que o máximo são 2,4 voltas ao volante, para garantir assim máxima precisão.

Outro dos destaques vai para a estreia do autoblocante traseiro eletrónico num modelo da Aston Martin, que está ligado ao controlo de estabilidade para um funcionamento que está mais ligado ao comportamento do carro. Por isso é destacado o facto do autblocante deste desportivo poder ir dos 0 aos 100% em apenas milissegundos. Isto garante, indica a marca, uma compostura ao nível que se exige de um Lord britânico, o que oferece maior confiança ao condutor.

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Destaque ainda para a evolução da estrutura em alumínio que foi estreada com o DB11, mas em que 70% dos componentes são novos. Como mais uma demonstração do foco no prazer e diversão ao volante, processo de desenvolvimento desta plataforma do Aston Martin Vantage deu primazia à eficiência em áreas como o balanço, rigidez, força e peso. Este é mais um ponto que ajuda a marca a alcançar com este novo modelo aquilo que designa como “o prazer de guiar um desportivo puro”. A culminar isso também encontramos o amortecimento adaptativo com tecnologia Skyhook que permite optar pelos modos Sport, Sport Plus e Track, e ainda para a garantia de máxima aderência dos P Zero fornecidos pela Pirelli.

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