Quando Brigitte Bardot deu nome a um Ferrari

26/10/2018

Existem algumas histórias fascinantes em redor dos nomes de diferentes modelos. Agora foi revelada uma delas, que nos conta como Brigitte Bardot serviu de inspiração para um Ferrari. Seguramente, não foi o Dino nem o Enzo…

No início da década de 1970 uma das maiores musas do planeta era Brigitte Bardot, ao ponto da sua beleza ter sido eternizada como o Busto de Marianne, o símbolo nacional de França. Mas também do outro lado da fronteira, em Itália, a beleza desta sedutora loira servia de inspiração para muitos. Até dentro das instalações de Maranello, onde surgiu um Ferrari batizado em honra de Brigitte Bardot.

O modelo em causa é o Ferrari 365 GT4 Berlinetta Boxer, revelado no Salão de Turim de 1971. Obviamente, a expressão Berlinetta Boxer pode ser resumida a BB, uma sigla que também é usada para referir… Brigitte Bardot. Isto podia, obviamente, ser apenas uma casualidade, mas não é esse o caso.

A história foi contada por Leonardo Fioravanti, antigo designer da Ferrari, aos britânicos da The Road Rat. Uma incrível entrevista de que lhe trazemos agora alguns excertos, onde se conta como o 365 GT4 BB ganhou um nome inspirado em Brigitte Bardot.

“Wow… é muito bom. Muito bonito, Muito torneado.’ Claro, estávamos todos a pensar na Brigitte Bardot”

Tudo começa quando Enzo Ferrari, céptico relativamente ao conceito de um modelo com motor de 12 cilindros ao centro do carro, finalmente decidiu dar luz verde ao projeto. O motivo estaria no sucesso obtido pela rival Lamborghini, que optou por esta configuração para o Miura, que muitos consideram o primeiro superdesportivo de sempre. E assim Fioravanti começou a trabalhar na imagem do 365 GT4 BB. “Todos tivemos o mesmo pensamento quando chegou o primeiro protótipo. ‘Wow… é muito bom. Muito bonito, Muito torneado.’ Claro, estávamos todos a pensar na Brigitte Bardot”.

Este designer, que trabalhou também em outros modelos como o Daytona, recorda que essa era uma altura em que a fogosa loira estava na mente de todos os homens pelos seus papéis no cinema. “Não me recordo de qual era o filme, era seguramente um filme antigo, a preto e branco com muitas ‘maninas’ – e ela era muito nova e não tinha muita roupa. Todos tínhamos visto o filme recentemente. A partir desse momento, apenas chamámos o carro de BB [Brigitte Bardot]”.
“É bom, mas é errado. Porque Berlinetta significa motor dianteiro. E boxer? Nem é um boxer”

Obviamente, ter este nome dentro dos portões de Maranello não era problema, mas o caso seria seguramente mais complicado para colocar o 365 GT4 BB no mercado. Fioravanti recorda esse momento, e diz que “quando chegou o momento de vender o carro ao departamento comercial, todos diziam ‘BB? É impossível para nós, oficialmente, dar nome a um modelo como referência a Bardot. Impossível’ “.

Mas foi então, lembra o designer transalpino, que “um génio da Ferrari inventou o Berlinetta Boxer”. Estava encontrada a solução para manter o BB de Bardot, mesmo que isto tenha obrigado a uma imprecisão. “É bom, mas é errado. Porque Berlinetta significa motor dianteiro. E boxer? Nem é um boxer, é um motor de 12 cilindros em linha”.

Mas se pensa que este é um caso único na marca, então engana-se. Na entrevista à The Road Rat, o histórico designer da Ferrari revela que era prática sua dar aos carros o nome das mulheres em que se inspirava. No entanto, não refere que outros automóveis foram influenciados pelas suas musas. “Que carros? Que nomes? Isso deve continuar a ser um segredo meu”.

Fonte: The Road Rat, via Road&Track

Fotos: Ferrari e Wikipedia

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.