Carros de luxo aumentam vendas em Portugal

03/07/2018

Olhando apenas para os resultados das mais exclusivas marcas comercializadas em solo nacional, verifica-se neste primeiro semestre que existe um aumento muito ligeiro no total de vendas de carros de luxo em Portugal durante 2018.

Foram apresentados pela ACAP os resultados de vendas (ainda provisórios) do mercado automóvel português durante o primeiro semestre de 2018. Se na parte superior merece destaque o resultado de fabricantes como a Renault, a Peugeot e a Fiat (que ascendeu ao pódio de vendas), é igualmente interessante olhar para a parte final da tabela. O motivo é que aqui, com menos vendas totais, encontramos as marcas mais exclusivas e os modelos mais caros do mercado nacional, e os registos das vendas de carros de luxo em Portugal durante 2018.

E aquilo que podemos concluir, ao analisar os resultados combinados da Ferrari, Lamborghini, Bentley e Aston Martin, é que existe um ligeiro aumento na procura em Portugal. Durante o primeiro semestre foram comercializados 27 veículos destas marcas em Portugal, o que significa um pequeno crescimento das vendas de carros de luxo em Portugal durante 2018, de mais duas unidades em comparação aos 25 automóveis transacionados por estes fabricantes no período homólogo.

Deste quarteto, a marca com mais peso é a Ferrari, que tal como os compatriotas da Lamborghini (ainda não sabemos se o Urus já teve alguma influência nestes números, pois é necessário esperar pelos resultados finais da ACAP) e os britânicos da Bentley, cresceu no mercado. O inverso acontece com a Aston Martin, que teve uma queda assinalável nas vendas, embora esta situação possa provavelmente ser revertida nos próximos meses com a chegada do novo Vantage.

Informamos que, por também terem modelos com preços mais acessíveis (colocámos a barreira nos já bem inacessíveis 100.000€), deixámos de fora desta lista das vendas de carros de luxo em Portugal durante 2018 outros três fabricantes cujos modelos também fazer rodar muitas cabeças, que são a Porsche, a Maserati e a Jaguar. Para estes três fabricantes verificam-se realizados distintas no mercado. Os alemães caíram ligeiramente para um total de 109 automóveis transacionados (-4,4%), e os italianos tiveram um decréscimo mais acentuado, para um registo de 28 vendas (-22,2%). Já os britânicos contrariam esta tendência e sobem 26% no mercado, para um total de 514 viaturas comercializadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.