“Trago boas notícias. Somos a única companhia em Silicon Valley que não está a fabricar um carro”. Esta divertida afirmação surgiu durante o discurso que Sheryl Sandberg, Diretora Executiva do Facebook, deu no Salão de Frankfurt. Nesta conferência, a responsável da maior rede social do planeta também aproveitou para deixar elogios aos fabricantes, considerando que quando comparado com eles, o Facebook “é um teenager” que tem muito a aprender sobre como se manter na liderança de um negócio bastante competitivo durante um longo período de tempo.
A presença de Sheryl Sandberg em Frankfurt tem um grande simbolismo, demonstrando como a rede social está muito atenta às mudanças no campo da mobilidade que vão surgir com a condução autónoma. A Diretora Executiva do Facebook explicou isso mesmo, chamando a atenção para o papel que tanto os automóveis como as redes sociais vão ter nesta nova era. Essa realidade é antevista no Salão Automóvel por modelos como o Aicon Concept, que mostra as novas possibilidades de ocupação do tempo a bordo. Tendo em conta que as redes sociais podem capitalizar, e muito, com o facto do condutor não estar “absorvido” com a tarefa de conduzir, desta forma o Facebook mostra que está atento à mudança de paradigma no campo da mobilidade.
Já preparando essa realidade, Sheryl Sandberg confirmou que o Facebook vai participar, juntamente com fabricantes e start-ups, num pioneiro projeto de mobilidade na cidade de Munique. Mas, sem dúvida que a frase mais marcante do seu discurso no Salão de Frankfurt foi a “alfinetada” a outros gigantes de Silicon Valley como a Apple e a Samsung, que estão envolvidas em projetos próprios para criar os seus carros autónomos.
Fonte: Automotive News