Fernando Alonso vira-se para o Dakar? (com vídeo)

28/03/2019

Fernando Alonso deu mais um passo na versatilidade da sua carreira, ao experimentar a Toyota Hilux com que Nasser Al-Attiyah venceu a última edição do Dakar!

O piloto espanhol estreou-se ao volante da «pick-up» nipónica no primeiro de dois dias de testes no deserto do Kalahari, na África do Sul, tendo-se mostrado bastante divertido no final da primeira jornada. Em que teve a ajuda de Giniel de Villiers para se adaptar mais rapidamente a uma condução totalmente distinta daquela a que está habituado!

“Senti algo muito diferente, é interessante. Procurei, antes de mais, perceber todos os ‘castigos’ o que o carro consegue aguentar, que são muito mais do que aquilo a que estou acostumado. Passas sobre pedras, rochas, saltas e o carro responde muito bem a tudo isso, acho que foi aquilo que mais me surpreendeu», começou por comentar Alonso. «Foi muito divertido, o terreno é irregular, com alguns saltos aqui e ali. É preciso entender a velocidade, como subir uma duna, são muitas coisas novas!”

a carregar vídeo

“Senti-me confortável no carro, a posição do assento é boa. Todos me diziam que fazia muito calor dentro do carro, mas senti-me bem, com o ar condicionado não se estava mal… Até me senti mais cómodo do que esperava, mas talvez por ter andado devagar”, comentou o asturiano que amanhã fará mais um dia de testes com a Hilux que deu o primeiro triunfo no Dakar à Toyota.

“Logo nos primeiros metros percebes que é tudo muito diferente. O terreno é totalmente irregular e nunca sabes a que velocidade podes passar, mas fomos aumentando a velocidade a cada volta e à medida que me ia sentindo mais à vontade. Mas é difícil perceber a profundidade das valas e com que velocidade as podes abordar. Mas o carro é fenomenal, tem uma tracção fantástica, bom equilíbrio, muita potência e trava muito bem. Tudo é impressionante”.

Giniel de Villiers ficou convencido com a actuação do seu ‘formando’… “Dei uma ou duas voltas no carro só para lhe explicar o caminho. Mas ele sabe muito bem como pilotar por ele mesmo, só tem de se habituar ao carro, ao terreno, ler bem os desníveis e ver como passar as dunas porque é algo a que, obviamente, não está acostumado”, comentou o piloto sul-africano da Toyota. Este é um teste que servirá, obviamente, para Fernando Alonso ficar a perceber se uma experiência no Dakar poderá fazer parte dos seu planos, agora que está apostado em experimentar as maiores competições automóvel do Mundo!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.