Publicidade Continue a leitura a seguir

Focus com solução para os condutores Kamikaze

Caso esteja no sentido correto do trânsito, na possível rota de um condutor kamikaze...
Se vir alguém em direção contrária ou for informado desse perigo pela rádio, acione as luzes de emergência e os médios.
Chegue-se o mais à direita possível, mas mantendo a distância de segurança para os outros condutores. Se necessário, utilize a via de emergência.
Se ainda não encontrou o "condutor kamikaze" e chegar a uma saída, deixe a estrada onde estava a circular.
Peça a algum passageiro a bordo para avisar a polícia. Se estiver sozinho, primeiro pare a viatura fora da estrada onde seguia e depois ligue às autoridades.
Mantenha-se atento ao rádio, para saber quando o perigo deixou de existir.
Sabia que desde 2016 já foram interrompidas 2200 emissões de rádio na Alemanha para emitir alertas contra condutores kamikaze?
Em Espanha, durante a última década, morreram em media 25/30 pessoas por ano devido a acidentes com condutores kamikaze.
Se entrar na autoestrada em sentido contrário..
Assim que der conta do seu erro, acenda os médios e as luzes de emergência
Se tiver oportunidade de ir para a faixa de emergência, faça-o imediatamente. Se isso for perigoso, mantenha-se à esquerda e o mais perto do separador central.
Estacione na faixa de emergência ou o mais perto possível da lateral da estrada.
Saia com cuidado e passe para o exterior, atrás das barreiras de proteção.
Chame a polícia e mantenha-se seguro, com o carro parado.
Nunca tente mudar de sentido em plena autoestrada, isso pode ser ainda mais perigoso.
Se tiver um dos novos Ford Focus, preste atenção aos alertas que são enviados pela viatura de forma sonora e visual.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Ford anunciou a implementação no novo Focus de uma tecnologia para evitar que as viaturas entrem na autoestrada em sentido contrário ao correto, um problema que é designado em alguns países como o perigo dos “condutores kamikaze”.

Um dos tipos de acidentes com mais altas taxas de mortalidade é aquele que ocorre quando condutores entram, por erro, nas autoestradas em sentido contrário ao do trânsito. Para isso contribuem diversos fatores, com principal preponderância para o facto deles potenciarem as colisões entre viaturas que circulam a velocidades elevadas.

Esta situação que é designada como o problema dos condutores kamikaze em alguns países (e que em Portugal também tem ocorrido com frequência) já levou mesmo as autoridades europeias a lançar um conjunto de alertas, na galeria de imagens seguinte, sobre como proceder se encontrar algum destes condutores ou se você, por erro, entrar na autoestrada em sentido contrário.

Mas a Ford também anunciou que o novo Focus uma solução para ajudar a resolver este problema. A marca partiu de uma tecnologia já existente, a do reconhecimento dos sinais de trânsito, para verificar a existência de indicações de “Sentido Proibido”. Se elas não forem respeitadas, por motivos como cansaço acumulado do condutor, fraca visibilidade e desconhecimento da estrada ou da sinalização, o carro reconhece. E, nessas situações, o Ford Focus emite diversos avisos visuais e sonoros, além de dar indicações sobre procedimentos a tomar, entre os quais o acionamento das luzes de emergência. Tudo para que quem esteja ao volante do novo Focus não integre a negra lista das vítimas de acidentes por condutores kamikaze…

Nuno Fatela/Turbo

a carregar vídeo