A Ford anunciou a implementação no novo Focus de uma tecnologia para evitar que as viaturas entrem na autoestrada em sentido contrário ao correto, um problema que é designado em alguns países como o perigo dos “condutores kamikaze”.

Um dos tipos de acidentes com mais altas taxas de mortalidade é aquele que ocorre quando condutores entram, por erro, nas autoestradas em sentido contrário ao do trânsito. Para isso contribuem diversos fatores, com principal preponderância para o facto deles potenciarem as colisões entre viaturas que circulam a velocidades elevadas.

Esta situação que é designada como o problema dos condutores kamikaze em alguns países (e que em Portugal também tem ocorrido com frequência) já levou mesmo as autoridades europeias a lançar um conjunto de alertas, na galeria de imagens seguinte, sobre como proceder se encontrar algum destes condutores ou se você, por erro, entrar na autoestrada em sentido contrário.

Mas a Ford também anunciou que o novo Focus uma solução para ajudar a resolver este problema. A marca partiu de uma tecnologia já existente, a do reconhecimento dos sinais de trânsito, para verificar a existência de indicações de “Sentido Proibido”. Se elas não forem respeitadas, por motivos como cansaço acumulado do condutor, fraca visibilidade e desconhecimento da estrada ou da sinalização, o carro reconhece. E, nessas situações, o Ford Focus emite diversos avisos visuais e sonoros, além de dar indicações sobre procedimentos a tomar, entre os quais o acionamento das luzes de emergência. Tudo para que quem esteja ao volante do novo Focus não integre a negra lista das vítimas de acidentes por condutores kamikaze…

Nuno Fatela/Turbo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.