Gastam mais que o anunciado: Citadinos, utilitários e compactos

05/09/2018

Partindo dos dados dos nossos Ensaios e Comparativos realizados desde o início de 2018, e também dos valores difundidos pelos ‘nuestros hermanos’ do Autobild.es, vamos hoje publicar os dados de consumo que mostram as discrepâncias entre os valores que eram apresentados com o NEDC e aqueles que se registam efetivamente. Começamos por mostrar alguns citadinos, utilitários e compactos que gastam mais que o anunciado.

Entrou esta semana em vigor o novo procedimento de testes aos consumos e emissões dos automóveis. Esta medida foi impulsionada pelo Dieselgate da Volkswagen, mas para muitos era já uma necessidade há mais tempo, dada a discrepância que se verificava entre os valores anunciados pelos fabricantes para os gastos de combustível com os seus modelos e aqueles que as pessoas efetivamente verificavam ao guiar no dia-a-dia. Por isso, resolvemos fazer agora um conjunto de artigos, sobre os vários segmentos, onde mostramos os valores obtidos nos testes realizados pela Revista Turbo e pelo Autobild.es a vários automóveis que gastam mais que o anunciado.

Para que possa comprovar essa situação compilámos os dados dos nossos Ensaios e Comparativos publicados ao longo de 2018. Também adicionámos os dados publicados por uma das maiores publicações espanholas, o Autobild.es, que mostram como, embora seja verdade que praticamente todos os modelos gastam mais que o anunciado, em vários automóveis as diferenças são bem assinaláveis. Veja agora os valores referentes aos citadinos, utilitários e compactos na fotogaleria seguinte…

Notas:

  • Os valores de consumo oficiais apresentados referem-se ainda ao anterior ciclo NEDC
  • O facto de não surgirem aqui alguns modelos de monta prende-se com o facto de não termos dados recentes relativamente a eles, não significa que eles gastem mais ou menos do que os apresentados.
  • Não apresentamos dados das apresentações de novos modelos no estrangeiro porque, não se tratando de um percurso escolhido pela Turbo, não temos como fazer uma avaliação mista e que combine os principais cenários de condução (estrada, auto-estrada e cidade).
  • Os valores publicados originalmente pela Autobild.es são da sua responsabilidade, mas foram adicionados porque este meio de comunicação afirma que segue também uma metodologia específica para obter dados concretos e fiáveis.
  • As fotos apresentadas dos automóveis são dos sites de imprensa das marcas, não correspondem a nenhuma versão específica.

Fontes: Turbo 436 (janeiro de 2018) a 444 (setembro de 2018) + Autobild.es

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.