As capacidades da marca dos três diamantes na eletrificação são bem conhecidas, com os muitos anos do Outlander PHEV no mercado a garantirem a experiência necessária para evoluir este sistema, de reconhecida eficácia. Agora, através do Mitsubishi Engelberg concept, presente no Salão de Genebra na companhia do novo ASX, é apresentado um novo passo em frente nesta tecnologia. Além disso, este protótipo vem também revelar potenciais opções estilísticas para implementar na gama do fabricante nipónico.
Apesar da arquitetura-base ser a mesma do Outlander PHEV, o Mitsubishi Engelberg apresenta novos componentes que fazem a diferença. Recorrendo ao motor 2.4l atmosférico a gasolina, com apoio de dois motores elétricos, a bateria com capacidade superior aos 13,8 kWh garante que a autonomia de emissões zero sobe para os 70km. Com o modelo a servir-se do AYC (Active Yaw Control) que foi evoluindo com o Lancer Evolution para a gestão do binário entre as rodas dianteiras, destaque para a gestão de energia e da tração integral otimizada. Neste último campo, o segredo está no s-AWC que se adapta consoante a temperatura, trânsito, topografia e superfície onde o Mitsubishi Engelberg rola.
Na estética, apesar de se manter a frente dominada pelo Dynamic Shield, o exterior apresenta alguns elementos peculiares. Como a faixa de focos LED por cima do para-brisas, na frente de um compartimento que aparenta ter sido desenhado para o mínimo impacto aerodinâmico. A substituição dos retrovisores por câmaras, com imagens apresentadas a bordo, é outro destaque no exterior.
Onde se pode ver uma grelha totalmente tapada, algo que será provavelmente impossível de replicar para a produção pela necessidade de arrefecer o motor de combustão. A bordo deste habitáculo, cujos amplos espaços permitem instalar três filas de bancos, referência para os belos grafismos da instrumentação digital do Mitsubishi Engelberg.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.