Hennessey F5 tem mais de 1600CV

Foi revelado no SEMA Show, em Las Vegas, o mais louco projeto de sempre da marca americana, com a apresentação do “tornado” Hennessey F5 que promete superar a fasquia dos 480 km/h.

Após ter sido anunciado durante o último mês como o mais veloz modelo de sempre a ser fabricado, foi agora revelado o Hennessey F5. Tal como era esperado, a marca e preparadora dos Estados Unidos confirmou que o seu modelo terá capacidade para superar os 480km/h, um registo equivalente às 300 MPH (milhas por hora). Para isso recorre a um V8 twinturbo (capacidade ainda não especificada) que debita mais de 1600CV e está conetado a uma caixa de sete velocidades com patilhas no volante, a que se junta uma aerodinâmica de topo, confirmada pelo coeficiente de arrasto de 0.33, e ainda um peso reduzido a somente 1338kg graças à utilização de uma carroçaria integralmente fabricada em fibra de carbono.

a carregar vídeo

Este Hennessey F5 promete ser um verdadeiro tornado (inspiração para o seu nome) capaz de varrer para segundo plano as performances de outros modelos. Para tal foi já indicado que acelera até aos 300 km/h em menos de dez segundos e conseguirá cumprir os 0-400-0 em menos de meio minuto. Para se perceber o que estes valores significam, basta fazer a comparação com os dois modelos mais rápidos nesta “corrida” para atingir os 400km/h e voltar a parar, o Bugatti Chiron e o Koenigsegg Agera RS. No caso do sprint até aos 300km/h, o mais rápido foi o superdesportivo gaulês, demorando uns “lentos” (em comparação com o Hennessey F5) 13,1 segundos. Já para o total dos 0-400-0 o recorde atual pertence ao veloz sueco, que ainda assim levou 36.44 segundos.

Estas cifras ajudam a antever capacidades excecionais para o novo “míssil” americano, confirmando o objetivo que esteve na origem deste projeto da Henessey F5: fazer nascer um hipercarro criado para ser o mais rápido de sempre à superfície terrestre. Aparentemente, missão cumprida, faltando agora novos vídeos com a confirmação destas capacidades. No momento de apresentação, foi também anunciada a produção e preço do Hennessey F5, que estará limitado a 24 unidades com um preço de 1,38 milhões de euros por cada exemplar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.