Este homem é dono de 114 Volkswagen Golf

03/08/2018

Não restam dúvidas sobre o automóvel favorito de Josef Juza. Não só este senhor, limpa-chaminés de profissão, tem um Volkswagen Golf na sua garagem como tem… 114 exemplares do modelo germânico.

Os fãs de automóveis sonham em ser proprietários de determinado automóvel, o seu favorito, um carro que desperte emoções como nenhum outro. Para o austríaco Josef Juza, esse sonho foi realizado e multiplicou-se por 114. O limpa-chaminés é proprietário deste extenso número de exemplares do Volkswagen Golf, uma coleção formada ao longo de décadas.

“Quando me sentei num Golf pela primeira vez, fiquei com a sensação de que o carro tinha sido feito para mim. A posição e o prazer de condução, a usabilidade para o dia-a-dia, tudo era exatamente como eu gosto”, explicou Josef Juza. O primeiro elemento da coleção foi, na verdade, um carro de trabalho, um Volkswagen Caddy que derivava do Golf. Daí, a garagem foi sendo preenchida com diversas variantes do modelo, a certa “para cada ocasião”, referiu Juza.

No entanto, um Golf MK1 deu o verdadeiro impulso à coleção, adquirido num Salão Automóvel. O gosto cresceu e as oportunidades apareceram. “Só tinha de dar uma olhadela rápida na internet e encontrava logo outro excelente veículo a um custo praticamente irrisório. O transporte era muitas vezes mais caro do que o preço do veículo”, acrescentou o austríaco.

Entre outros destaques da coleção, conta-se o exemplar mais velho, um Golf de pré-produção de 1974, equipado com uma porta lateral deslizante do lado do condutor e um Golf G60 de edição limitada, uma das 71 unidades produzidas. Sublinhe-se ainda a presença de dois exemplares 100% elétricos do modelo, conhecidos por CitySTROMer.

Apesar da paixão, nem tudo é fácil. Juza admite que cuidar de cada um dos 144 Golf é uma tarefa difícil – sobretudo porque não tem uma equipa de mecânicos ao seu dispor. Este feliz proprietário de mais de uma centena de Volkswagen Golf pondera abrir uma exposição, ao estilo de um museu. Quando a paixão fala mais alto…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.