Pelo grande peso que carregam, os camiões de transporte de mercadorias são um dos veículos com maior potencial para a hibridização, já que têm capacidade para obter bastante energia através da regeneração durante a travagem. Pensando nessa situação, foi agora apresentada pela Bosch um sistema de reboques elétricos para camiões, que permitem regenerar a energia das travagens e depois colocá-la à disposição do condutor para momentos como o arranque e apoio à aceleração. As vantagens são tantas que o gigante da indústria automóvel prevê mesmo que o trator do camião deixe de rebocar a parte posterior da viatura, que consegue energia para se movimentar de forma independente, apenas com recurso aos motores elétricos colocados nos seus eixos.
As contas da Bosch são bem expressivas, e indicam que a poupança de combustível por ano pode chegar aos 9000 litros por viatura. Partindo deste valor, e contemplando o preço médio de 1,41€ pelo gasóleo que está a ser praticado em solo nacional segundo as estimativas mais recentes, chegamos à conclusão que cada veículo pesado de transporte de mercadorias pode gastar menos 12690€ em combustível por ano. Mas existem ainda outros benefícios dos reboques elétricos para camiões, sendo destacada desde logo a redução das emissões por não se queimar o combustível, mas ainda outro factor importante. Trata-se da diminuição dos níveis de poluição sonora dos veículos pesados, algo que permite alargar o seu período de funcionamento. Segundo explica a Bosch, dessa forma poderão ser alargado para períodos noturnos os serviços de entrega de mercadorias em ambiente urbano, algo que pode até ter como “benefício colateral” a redução dos engarrafamentos pelo menor número de viaturas a circular durante o dia.