Inquérito revela ideias erradas sobre veículos elétricos
06/07/2018
MITO: Carros elétricos ficam sem bateria muito depressa.
REALIDADE: Seja qual for a capacidade da bateria, a maior parte dos utilizadores de carros elétricos faz bem menos de 100 km por dia e nunca vai ficar sem bateria.
MITO: Os carros elétricos só servem para andar na cidade.
REALIDADE: Embora seja verdade que a maior parte dos utilizadores fazem essencialmente viagens curtas, um carro elétrico normal deverá poder fazer 200 km até outro canto do país sem problemas e de forma confortável.
MITO: É preciso existir uma rede de reabastecimentos antes das pessoas comprarem os carros.
REALIDADE: Numa primeira fase, a maior parte dos utilizadores têm tendência para reabastecer em casa, em garagens. À medida que cresce o número de pessoas sem garagem que tem um carro elétrico, a infra-estrutura já terá sido montada progressivamente.
MITO: A rede elétrica não aguenta todos os carros a carregar a bateria.
REALIDADE: A maior parte dos reabastecimentos é feita fora dos picos de consumo, durante a noite, quando a maior parte dos aparelhos está desligada.
MITO: Os carros elétricos demoram muito a carregar.
REALIDADE: Desde que não recarregue a bateria a 100 por cento, uma bateria pode ser recarregada a 80 por cento entre o almoço e a hora de saída sem problemas.
MITO: Elétricos e híbridos são muito caros.
REALIDADE: Vários países europeus e estados dos EUA oferecem incentivos reduzindo o preço de aquisição destes carros. Além do mais, carros elétricos não têm manutenção do motor, por isso tem custos de utilização mais reduzidos.
MITO: Não há lítio suficiente para fazer novas baterias.
REALIDADE: Mesmo com o aumento da procura por carros elétricos, estima-se que existam reservas de lítio prontas para explorar durante os próximos 75 anos. Mas não só este é reciclável, como existem planos para ousar outros metais nas baterias no futuro.
MITO: Os carros elétricos são poluentes porque usam energia de centrais termoelétricas.
REALIDADE: Mesmo usando eletricidade extraída da queima do carvão ou petróleo, a concentração de poluição atmosférica nas cidades é sempre reduzida com carros elétricos a circular.
MITO: É muito caro substituir uma bateria.
REALIDADE: É verdade, mas isso tem tendência para mudar, até porque o modelo de negócio de aluguer de baterias poderá ser mais vantajoso para o consumidor que incluí-las na compra do carro.
MITO: As baterias não podem ser recicladas.
REALIDADE: De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, quase todos os mateirais da bateria são recicláveis, incluindo os metais raros.
MITO: As baterias de lítio podem explodir.
REALIDADE: As baterias são fabricadas de modo a mitigar perdas energéticas, pelo que é muito pouco provável que uma bateria se possa incendiar. Com baterias futuras recorrendo a outros materiais, isso não será sequer uma fonte de preocupação.
MITO: As pessoas querem continuar a conduzir carros a gasolina e Diesel.
REALIDADE: Com a legislação a previlegiar carros sem emissões poluentes, a preocupação com a redução dos gases de estufa, e a redução dos custos de produção, os carros elétricos acabarão por conquistar o público, por motivos práticos.
Um inquérito feito na Grã-Bretanha revelou ideias erradas sobre veículos elétricos. Aparentemente, 42% dos britânicos não têm a certeza se é seguro utilizar estações de lavagem de automóveis com viaturas 100% elétricas, entre outras ideias erradas.
A campanha do governo e indústria automóvel Go Ultra Low fez um inquérito a 2000 pessoas com mais de 18 anos, sobre a mobilidade elétrica e os resultados revelam que há ideias erradas sobre veículos elétricos. Há dúvidas sobre a lavagem destas viaturas, além de quase metade dos inquiridos acreditar que um carro com motor Diesel ou gasolina acelera mais depressa que um elétrico, mesmo que se verifique o contrário em muitos casos.
O inquérito revelou que 42% dos britânicos têm dúvidas sobre se é totalmente seguro lavar um carro elétrico em estações de lavagem de automóveis. Já um em cada quatro considera que os veículos elétricos têm uma manutenção mais cara e quase metade – 47% – acredita que a performance destas viaturas é pior do que o desempenho dos automóveis Diesel ou a gasolina. Até mesmo descrever o que é um veículo elétrico é difícil para 52% dos inquiridos.
Mas, há mais. Sobre a adesão aos veículos elétricos, 42% dos britânicos acreditam que circulam menos de 15.000 elétricos nas estradas do Reino Unido, quando, na verdade, há perto de 40.000. Em relação aos pontos de carregamento, os inquiridos referem, em média, a existência de 6000 instalações, um número bastante aquém dos cerca de 17.000 já operacionais. E mesmo no que respeita aos próprios carregamentos, 29% desconhece que é possível fazê-lo em casa.
“O inquérito pediu aos entrevistados que respondessem a questões sobre os seus conhecimentos de carros elétricos puros, que são movidos apenas por uma bateria e um motor elétrico, sem recurso a um motor de combustão interna. Não colocou questões sobre carros híbridos plug-in, que são alimentados por uma bateria, um propulsor elétrico e um motor de combustão interna”, ressalva a organização. As perguntas foram colocadas pela OnePoll em nome da Go Ultra Low no mês passado.
“Esta pesquisa mostra que há muita confusão e incompreensão do público britânico no que respeita aos carros elétricos puros. Mais de metade dos entrevistados não se sente confiante para descrever um carro elétrico puro a outra pessoa e muito não estão cientes dos benefícios que os carros elétricos podem trazer. Os condutores de carros elétricos puros beneficiam de custos operacionais baixos, de um carregamento conveniente e de uma condução de alto desempenho, ao mesmo tempo que não produzem emissões de escape e que ajudam a melhorar a qualidade do ar local”, referiu Poppy Welch, Diretor da Go Ultra Low.
“Dissipar estes equívocos e destacar os benefícios é, portanto, vital se quisermos ver mais condutores a mudarem para os automóveis elétricos”, acrescentou Welch. Por um lado, são boas notícias: há um potencial mais elevado do que o previsto para os automóveis elétricos ganharem popularidade no Reino Unido (e noutros países). As pessoas, aparentemente, ainda pouco sabem sobre a mobilidade elétrica.
Já agora, pode utilizar estações de lavagem com o seu automóvel elétrico, à vontade. O único risco é ficar todo molhado se o lavar com as janelas abertas.
Miguel Policarpo/Turbo
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