Jim Clarke, antigo engenheiro da Ford que foi responsável pelo desenvolvimento dos motores modulares V6 e V8 Duratec da oval azul, acaba de patentear uma inovadora solução para motores de combustão. A ideia, que foi criada em conjunto com Dick Fotsch. o antigo responsável pela área dos propulsores nas empresas Navistar e Kohler, passa pela criaçção de um motor com um turbo por cilindro. A principal vantagem, assegurada pela forma mais rápida como seria captado o ar para as câmaras de combustão, estaria na obtenção de forma quase instantânea do binário máximo do motor.
Como a imagem da patente demonstra, seriam utilizados dois módulos de acelerador e um turbo individual para cada cilindro, que permitiria a entrada mais rápida do ar do que nos motores de combustão interna tradicionais. Entre os outros benefícios estão a colocação mais próxima das válvulas de escape e menor ‘turbo lag’, além de que a forma o motor com um turbo por cilindro está pensado representa também uma redução das dimensões. Mesmo tratando-se de uma ideia com potencial, falta ainda saber como ele funcionará em motores reais, pois embora tenha já sido patenteado não foi sequer testado em protótipos. Ou seja, a possível utilização em modelos de produção está ainda bastante longe.