Tem praticamente tudo o que um fã da Porsche deseja, com uma imagem estupenda, detalhes exclusivos e doses bem assinaláveis de potência. Mas falta-lhe uma coisa que é tão cara aos fãs da marca, e que é a possibilidade de poder ser conduzido em qualquer estrada na vencedora combinação entre um desportivo de altas performances e a capacidade de ser guiado todos os dias. Falamos da restrição de condução ao Porsche Project Gold, que foi revelada ao Jalopnik por um dos responsáveis da marca.
Ele explicou que este dourado desportivo de 450cv, criado a partir da geração 993 e com 6500 novos componentes que estavam guardados nos armazéns da Porsche Classic, não é legal para a maior parte das estradas europeias. Isso prende-se com o facto da marca, como explicado neste artigo, ter optado por dar continuidade à numeração da série original do 993 Turb. Porque, ao invés de se limitar a restaurar um antigo exemplar, optou por pegar num chassis antigo que estava guardado e fabricar o carro de origem. Assim, o Porsche Project Gold é considerado como um automóvel novo e, consequentemente, tem de cumprir com as regras que desde 1996 foram sendo inscritas na legislação dos membros da União Europeia.
Foi Phillip Salm, que lidera as áreas de marketing e vendas da Porsche Classic que desvendou estas informações. Ele explicou que nunca seria possível homologar o carro como um exemplar da década de 1990 e que, tendo em conta isso, as regras de limites de som e de emissões impedem que seja permitida a sua utilização em estrada aberta. Ou seja, a única opção passa por guardar o carro na garagem e transportá-lo até circuitos onde as regras de condução em vias públicas não se aplicam e poder assim desfrutar de todo o potencial deste “velho-novo” Porsche 993 Turbo S. Portanto, se estava já a pensar em deslocar-se até aos Estados Unidos para participar no leilão de compra deste espantoso projeto que demorou 18 meses a ficar completo, tenha em mente a restrição de condução ao Porsche Project Gold antes de fazer a sua oferta…
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.