Fazer regressar à vida modelos emblemáticos é sempre um trabalho de monta, até pela dificuldade que existe para encontrar componentes originais. A não ser que, como a Porsche Classic, tenha 52.000 peças dos seus modelos mais históricos guardadas num armazém. Na verdade, há cerca de ano e meio elas seriam cerca de 60.000, mas entretanto foram precisas 6500 delas para fazer nascer este espectacular Porsche Project Gold. Trazendo de volta o último 911 Turbo refrigerado a ar (a geração 993), este desportivo ressurge em todo o esplendor duas décadas depois do final de produção. E, para dar ainda mais brilhantismo a esta iniciativa que vem enriquecer as celebrações dos 70 anos do fabricante germânico, a marca até optou por colocar um número de chassis que dá continuidade à série terminada em 1998.
Este trabalho, detalhado em vários vídeos e fotos de espetacular beleza (e que encontra no seguimento do artigo), teve uma duração de 18 meses, que terá o seu culminar na apresentação ao público durante a reunião Porsche Reensport Reunion, marcada para o final de setembro. Um mês mais tarde haverá um fã da marca que certamente vai pular de felicidade, e que será o vencedor do leilão do Porsche Project Gold, a cargo da RM Sothebys e marcado para 27 de outubro. As verbas angariadas com o projeto vão, também elas, ajudar a tornar ainda mais espetacular o 70º aniversário da marca, já que se destinam à nova Fundação Ferry Porsche, que foi este ano criada.
O projeto
Para fazer renascer este 993 Turbo S, a marca começou por trabalhar numa estrutura original, que recebeu uma proteção contra a corrosão e passou por um processo de pintura idêntico ao da atual produção dos 911 e outros modelos do fabricante germânico. Isso deu origem a este tom dourado ‘Golden Yellow’, que surge também colocado nos detalhes das jantes pretas e até na inscrição ‘Classic Series’ colocada na cobertura do motor. Depois começou o trabalho de colocação das 6500 peças genuínas no Porsche Project Gold, onde se incluem a transmissão manual e o sistema de tração integral deste estupendo desportivo. Para tornar ainda mais entusiasmante este dourado projeto, a marca colocou um novo motor 3,6L Twin-Turbo, que debita os mesmos 450cv das especificações na década de 90. A terminar, foi gravado o número de chassis, que dá continuidade à numeração suspensa quando a produção encerrou em 1998.
A escolha do 993 Turbo S para este modelo tem explicação, além dos 20 anos do final do seu fabrico, e que passa por este ser cada vez mais um modelo de culto para os colecionadores. Porque se trata do primeiro com o redesenhado chassis em alumínio, que lhe garantia uma agilidade sem rival na época em que surgiu, e também pelo facto de ser o primeiro com motor Twin-Turbo e estrear as jantes de alumínio na indústria automóvel. Na estética apresenta uma frente mais baixa do que os antecessores, devido à mudança da forma das óticas (deixam de ser redondas e tornam-se elipsoidais). Por tudo isto, e pelo facto de terem sido apenas fabricados 435 exemplares do 911 Turbo S da geração 993, com 450cv, ele é cada vez mais procurado.Existe ainda uma outra razão para este projeto, indicada pela marca, e que não poderíamos deixar de destacar, pois ela afirma que o Porsche Project Gold vem enfatizar aquele que é o seu maior ativo. Trata-se da importância que a história e o passado tem para a Porsche, servindo este dourado desportivo para mostrar como ela continua a ser extremamente importante em tudo o que faz, mesmo numa altura em que prepara um novo e eletrizante caminho com o Taycan.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.