Porsche Project Gold: Um brilhante e genuíno regresso

24/08/2018

A marca revelou agora todas as fotos do longo processo de fabrico que deu origem ao Porsche Project Gold. Num espantoso trabalho realizado pela Porsche Classic, este histórico desportivo recebeu 6500 peças genuínas da Porsche Classic.

Fazer regressar à vida modelos emblemáticos é sempre um trabalho de monta, até pela dificuldade que existe para encontrar componentes originais. A não ser que, como a Porsche Classic, tenha 52.000 peças dos seus modelos mais históricos guardadas num armazém. Na verdade, há cerca de ano e meio elas seriam cerca de 60.000, mas entretanto foram precisas 6500 delas para fazer nascer este espectacular Porsche Project Gold. Trazendo de volta o último 911 Turbo refrigerado a ar (a geração 993), este desportivo ressurge em todo o esplendor duas décadas depois do final de produção. E, para dar ainda mais brilhantismo a esta iniciativa que vem enriquecer as celebrações dos 70 anos do fabricante germânico, a marca até optou por colocar um número de chassis que dá continuidade à série terminada em 1998.

Este trabalho, detalhado em vários vídeos e fotos de espetacular beleza (e que encontra no seguimento do artigo), teve uma duração de 18 meses, que terá o seu culminar na apresentação ao público durante a reunião Porsche Reensport Reunion, marcada para o final de setembro. Um mês mais tarde haverá um fã da marca que certamente vai pular de felicidade, e que será o vencedor do leilão do Porsche Project Gold, a cargo da RM Sothebys e marcado para 27 de outubro. As verbas angariadas com o projeto vão, também elas, ajudar a tornar ainda mais espetacular o 70º aniversário da marca, já que se destinam à nova Fundação Ferry Porsche, que foi este ano criada.

O projeto

Para fazer renascer este 993 Turbo S, a marca começou por trabalhar numa estrutura original, que recebeu uma proteção contra a corrosão e passou por um processo de pintura idêntico ao da atual produção dos 911 e outros modelos do fabricante germânico. Isso deu origem a este tom dourado ‘Golden Yellow’, que surge também colocado nos detalhes das jantes pretas e até na inscrição ‘Classic Series’ colocada na cobertura do motor. Depois começou o trabalho de colocação das 6500 peças genuínas no Porsche Project Gold, onde se incluem a transmissão manual e o sistema de tração integral deste estupendo desportivo. Para tornar ainda mais entusiasmante este dourado projeto, a marca colocou um novo motor 3,6L Twin-Turbo, que debita os mesmos 450cv das especificações na década de 90. A terminar, foi gravado o número de chassis, que dá continuidade à numeração suspensa quando a produção encerrou em 1998.

A escolha do 993 Turbo S para este modelo tem explicação, além dos 20 anos do final do seu fabrico, e que passa por este ser cada vez mais um modelo de culto para os colecionadores. Porque se trata do primeiro com o redesenhado chassis em alumínio, que lhe garantia uma agilidade sem rival na época em que surgiu, e também pelo facto de ser o primeiro com motor Twin-Turbo e estrear as jantes de alumínio na indústria automóvel. Na estética apresenta uma frente mais baixa do que os antecessores, devido à mudança da forma das óticas (deixam de ser redondas e tornam-se elipsoidais). Por tudo isto, e pelo facto de terem sido apenas fabricados 435 exemplares do 911 Turbo S da geração 993, com 450cv, ele é cada vez mais procurado.

Existe ainda uma outra razão para este projeto, indicada pela marca, e que não poderíamos deixar de destacar, pois ela afirma que o Porsche Project Gold vem enfatizar aquele que é o seu maior ativo. Trata-se da importância que a história e o passado tem para a Porsche, servindo este dourado desportivo para mostrar como ela continua a ser extremamente importante em tudo o que faz, mesmo numa altura em que prepara um novo e eletrizante caminho com o Taycan.

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