Vídeo: Salmões atravessam estrada durante a sua migração

11/11/2018

a carregar vídeo
A história da migração destes peixes é bem conhecida e nem obstáculos colocados pelos humanos evitam o seu regresso aos locais de origem. Como se comprova neste vídeo, em que se podem ver salmões a atravessar a estrada onde um rio transbordou…

O debate entre a perda e alteração das paisagens naturais e a necessidade de infraestruturas para a evolução da sociedade é bem conhecida. Mas agora surgiu um vídeo que mostra como os animais conseguem, através da sua capacidade de superação, derrubar as barreiras que as pessoas lhes colocam. As imagens captaram o momento em que, durante umas cheias, se podem ver salmões a atravessar a estrada para prosseguir a última viagem das suas vidas.

 

Os salmões são conhecidos, além do seu sabor, pela incrível migração que fazem de volta aos locais de origem para se reproduzirem e finalmente falecerem. Além dos vários perigos habituais no seu caminho, como predadores e rápidos com imensas massas de água, surgem também nos últimos tempos as alterações na paisagem feitas pelos humanos.

Um dos maiores problemas são as barragens, mas também as estradas podem surgir como obstáculo. No entanto, a perseverança destes peixes é bem conhecida e fica aqui de novo demonstrada. Bastou uma cheia, e o aumento do caudal do rio, para se poder ver os salmões a atravessar a estrada. Um raro momento captado em vídeo…