Esta tela de publicidade ajuda a purificar o ar na cidade do Porto

14/12/2019

A Volvo Car Portugal fez uma original instalação de uma tela/empena que combate a poluição atmosférica por NOx e CO2.

Ainda que a inovadora tecnologia tenha já sido utilizada em campanhas nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Espanha, trata-se da primeira vez que este sistema é utilizado numa campanha “outdoor” de grande formato em Portugal.

A VOLVO ESCOLHEU O TEMA “MUDE PARA UM HÍBRIDO PLUG IN DA VOLVO. SE CADA UM FIZER A SUA PARTE JUNTOS MUDAMOS O MUNDO” PARA A SUA TELA PURIFICADORA.

Colocada numa das artérias com trânsito mais intenso na cidade do Porto (Boavista/Rua 5 de outubro), a tela tem um tratamento de dióxido de titânio, o qual, ao receber a luz do sol e dos projetores, ativa um processo de foto catálise que desintegra até 85% de elementos poluentes na atmosfera em contacto com a tela e que contribuem para o efeito estufa como o dióxido de nitrogénio (NO2), dióxido de enxofre e compostos orgânicos voláteis.

Esta redução será o equivalente ao obtido com, aproximadamente, 230 árvores durante o mesmo período durante o qual a tela estiver afixada (3 meses).

O tratamento de dióxido de titânio utilizado na tela está homologado pela Associação Ibérica de Fotocatálise.

As cintas utilizadas para fixar a tela são de material reciclável (rPET) o que permitiu a reciclagem de aproximadamente 75 garrafas (tamanho 1,5L) plásticas de água.

Tela transformada noutros artigos

Após a campanha, a tela será transformada no âmbito de um programa de responsabilidade sócio-ambiental em diversos artigos, desde sacos, a acessórios de moda e em reutilizações com fins industriais.

“Se todos fizerem a sua parte, juntos podemos mudar o mundo”

Aira de Mello, diretora de marketing e comunicação da Volvo Car Portugal, considera esta iniciativa lançada pela Volvo como sendo mais do que marketing: “Mais uma prova que na Volvo não fazemos apenas ‘bom marketing’, não dizemos que queremos ajudar a salvar o planeta, queremos efetivamente assumir o nosso papel nesse movimento e estamos focados em fazer algo. Muitos vão dizer que será uma gota de água no oceano, é verdade, mas se todos fizerem a sua parte, um pouco do que está ao seu alcance, juntos podemos mudar o mundo. Espero que seja o mote, o exemplo, o pontapé de saída para que mais e mais empresas se juntem a nós neste movimento pelo planeta”.