Nesta cidade há paragens de autocarro amigas das abelhas

13/08/2019

Cada vez mais se fala em poluição atmosférica e na extinção das mais variadas espécies de plantas e animais. As autoridades municipais de Utrecht, a quarta maior cidade holandesa, decidiram tentar resolver o problema de forma criativa.

Nesse sentido, mais de 300 paragens de autocarro da cidade, ao ar livre, foram transformadas em habitats naturais para abelhas. Os topos destas estruturas acabaram preenchidos com diversas plantas, com o intuito de atrair estes e outros insetos polinizadores.

Defende-se que, através da criação destes jardins nos telhados destes pontos de paragem, se ajuda a melhorar a qualidade do ar e potencia-se a biodiversidade. Também são apontadas duas outras importantes vantagens do projeto. A primeira prende-se com o facto de as plataformas armazenarem a água da chuva. A segunda, revela-se na capacidade de estes jardins suspensos reterem poeiras finas que circulam no ar.

O objetivo principal por detrás desta iniciativa é preservar e melhorar a saúde das abelhas. Além disso, o projeto assume-se como outra das medidas decretadas no sentido de transformar a Holanda num país sustentável e verde.

Na área da sustentabilidade e do respeito pelo meio ambiente, a Holanda também se comprometeu a impulsionar um sistema de transportes isento de dióxido de carbono. Como data limite para atingir esse objetivo avançou o ano de 2028. Nesse sentido irão passar a circular no país, até ao final deste ano, 55 autocarros elétricos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.