Os 8 e-veículos Peugeot que estiveram à frente do seu tempo

22/07/2020

A Peugeot está a apostar forte na eletrificação da sua gama, contando com diversos modelos elétricos (caso do e-208, e-2008 na vertente de automóveis de passageiros; e-Expert, e-Traveller e, em breve, e-Boxer no segmento dos veículos comerciais) e viaturas híbridas plug-in (caso do 508 Hybrid e 3008 Hybrid4).

A aventura elétrica do fabricante francês tem raízes na sua história, podendo destacar-se oito modelos e protótipos antecessores dos atuais EV da marca.

Peugeot VLV (1941)

VLV, engenho frugal

Confrontada com a ocupação alemã e com a decorrente escassez de combustíveis, a Peugeot propôs, em 1941, uma alternativa revolucionária para a época: o VLV (acrónimo para “Véhicule Léger de Ville” – “Veículo Ligeiro de Cidade”), uma viatura de pequenas dimensões, dimensionada para uma eficiente cadeia de tração elétrica.

Aquele que é o primeiro veículo elétrico do fabricante foi, assim, apresentado como um mini descapotável de dois lugares desfasados.

Particularmente usado por carteiros ou médicos, o Peugeot VLV foi produzido num total de 377 exemplares, entre os anos de 1941 e 1943, na fábrica francesa de La Garenne.

Veículo económico e destinado a uma utilização urbana, o VLV apontava aos que buscavam um meio de transporte alternativo aos seus veículos, que, ou haviam sido requisitados, ou que não podiam utilizar devido ao elevado custo e racionamento de combustível.

Projetado como um “cyclecar”, com uma via larga na frente e mais estreita na traseira, o VLV funciona a eletricidade produzida por baterias armazenadas no porta-bagagens dianteiro, que alimentavam um motor elétrico sem diferencial, que atuava sobre as rodas traseiras. A autonomia situava-se entre os 70 e os 80 km, podendo atingir uma velocidade máxima de 35 km/h.

Peugeot 205 Electric (1983)

205 Electric

Em 1983 teria início um novo programa em torno do Peugeot 205, fruto de uma colaboração entre a PSA e a SAFT (baterias). O 205 Electric anunciava 200 km de autonomia, ainda que a uma velocidade de 70 km/h, o alcance cai para 140 km.

O 205 iniciou o denominado “programa de série” que haveria de ter continuidade no 106, numa experiência única, de grande escala: disponibilizar aos clientes, através de um sistema de self-service, uma frota de 106 Eléctrique. Nasceu assim, em dezembro de 1993, a operação “50 Veículos Elétricos em La Rochelle”.

Peugeot 106 Electric (1993)

106 Electric, o antecessor do e-208

Primeiro grande construtor europeu a comercializar, em 1989, veículos elétricos (J5) junto de comunidades e empresas, a Peugeot iniciou a venda de carros elétricos a clientes particulares em julho de 1995, com o 106 Electric.

O modelo 106 foi produzido de 1990 a 2003, num total de 2.798.246 unidades, lote em que se incluíram 3.542 versões elétricas, produzidas entre 1993 e 2003.

Este lançamento comercial foi precedido por uma experiência realizada em parceria com a Electricité de France e a Comunidade Urbana de La Rochelle ao longo de dois anos (do final de 1993 ao final de 1995). Um lote de 25 unidades 106 Electric foi testado por indivíduos, profissionais e organismos locais.

Peugeot Ion Concept (1994)
Peugeot Ion, rascunho de um veículo urbano elétrico

Foi no Salão do Automóvel de Paris de 1994 que o Ion foi desvendado ao mundo. Veículo de exploração concebido e desenhado exclusivamente para a cidade, o Ion sintetiza um conjunto de soluções adaptadas e alcançáveis, desenvolvidas para melhor ir ao encontro das expectativas e exigências de clientes urbanos.

O Ion Concept tem 3,32 m de comprimento e 1,60 m de largura e é alimentado por baterias de níquel-cádmio.

Oferece ao condutor e aos passageiros um nível de conforto e equipamentos que, nos anos 2000, ainda eram algo futuristas em automóveis tradicionais.

Tudo foi projetado e instalado para facilitar a vida a bordo: duas portas grandes permitem o acesso a 4 lugares, apoio de braços com entradas para carregamento de equipamentos, leitor de CD, telefone mãos-livres, ecrã LCD e locais para jogos de vídeo para os mais jovens.

Peugeot TULIP (1996)
Tulip, na vanguarda do carsharing

O TULIP (Transporte Urbano Livre, Individual e Público) nasceu em 1996 do desejo de conciliação entre a cidade, o automóvel e o meio ambiente. O concept TULIP foi concebido para integrar uma rede de aluguer de veículos para uso em cidade e para utilização pública, a partir de uma estação central responsável pela gestão, reserva, manutenção da mobilidade e faturação.

Peugeot Touareg (1996)

Touareg, o 4×4 de lazer com motor elétrico

Apresentado em Paris, em 1996, este veículo de lazer e para desfrutar ao ar livre é uma proposta off-road ecologicamente correta, graças às suas baterias de níquel/cádmio colocadas na parte de trás dos bancos dianteiros. O seu silêncio de operação e a sua total ausência de emissões apontam para uma simbiose entre viagens, lazer e natureza. O motor elétrico desenvolve uma potência de 35,5 kW. É auxiliado por um único cilindro, que opera como gerador, permitindo a recarga autónoma das baterias, gerando uma autonomia de 300 km com apenas 15 litros de combustível.

Peugeot e-doll (2000) e Peugeot Bobslid (2000)

Em 2000, tendo, uma vez mais, por palco o “Mondial de l’Automobile”, a Peugeot exibia no seu stand 4 concept-cars de design futurista, criações das equipas de Gérard Welter, sobre as temáticas “Ano 2000” e “Mobilidade Urbana”. Batizados de “City Toyz”, dois deles – e-doll e Bobslid – contavam com alimentação elétrica.

O e-doll é um concept que pode acomodar 3 pessoas a bordo, alimentado por dois motores elétricos em tudo semelhantes aos usados nas scooters elétricas Peugeot Scoot’elec; também o Bobslid é um concept de 3 lugares (um central e dois traseiros), 100% elétrico, alimentado por 40 motores elétricos repartidos por quatro rodas motrizes, sendo a direção operada por joystick.

Peugeot BB1 (2009)

No Salão de Frankfurt de 2009, a Peugeot apresentou o BB1, um novo concept urbano 100% elétrico. Capaz de acomodar quatro pessoas em apenas 2,50 metros de comprimento, o BB1 reinventa o automóvel em todas as suas dimensões: arquitetura, estilo, design de interiores, condução e conectividade, respeitando ao máximo o ambiente. Ultracompacto, ultraleve (600 kg) graças a uma carroçaria em carbono, o concept BB1 continua a ser um modelo de veículo urbano adaptado às restrições das cidades cada vez mais densas. A sua bateria iões de lítio proporciona-lhe uma autonomia de cerca de 100 km, suficiente para uma utilização urbana, incluindo em carsharing.

Peugeot EX1 (2010)

EX1, a performance elétrica a um nível recorde

Concebido em 2010 para celebrar o 200º aniversário da marca Peugeot, este concept-car 100% elétrico é um roadster de dois lugares fora do comum, com estilo futurista e arquitetura original, projetado para oferecer sensações de condução intensas. O EX1 cumpre a recuperação dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,24 segundos, permitindo-se atingir uma velocidade máxima de 260 km/h em 5,1 segundos. A sua performance é gerada pela sua aerodinâmica afilada, estrutura ultraleve e pelos seus dois motores elétricos, que lhe dão uma potência acumulada máxima de 250 kW (340 cv), distribuída a um sistema de tração às quatro rodas. Graças à sua conceção em carbono e ao seu peso-pluma, o concept Peugeot EX1 estabeleceu um total de 6 recordes mundiais, alcançados no lendário circuito de Montlhéry (França) e aprovados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas também na China.

Musée de l’Aventure Peugeot
Muitos destes veículos estão expostos no Musée de l’Aventure Peugeot, em Sochaux (França), podendo ser descobertos até ao dia 31 de janeiro de 2021.

Tarifas de entrada 2020 do Museu: 9€ para adultos, 5€ para crianças e jovens de 7 a 18 anos, estudantes e colaboradores do Grupo PSA. Entrada gratuita para crianças com menos de 7 anos e membros de l’Aventure Peugeot Citroën DS.