1000 cv, 1000 km de autonomia, 0-100 km/km em 2 segundos: será um demónio ou um elétrico?

14/08/2023

A Fisker está apostada em fazer expandir a sua gama elétrica, tendo, recentemente, revelado os seus três próximos lançamentos: o crossover compacto P.E.A.R., a pick-up Alaska e o Grand Tourer Ronin.

A Fisker abriu agora as reservas para o Ronin, que será lançado no final de 2025 a um preço de 385 mil dólares (cerca de 352 mil euros). A sua produção será limitada a 999 unidades, o que fará dele um automóvel muito exclusivo.

O Fisker Ronin é um descapotável de quatro portas e cinco lugares com capota rígida. Terá três motores elétricos com uma potência combinada de cerca de 1000 cv e uma capacidade de aceleração dos 0-100 km/h em cerca de 2 segundos. Equipado com baterias CTC (Cell-to-Chassis), a sua autonomia declarada será de cerca de 1000 km por carga.

Para assegurar o menor peso possível, a marca utilizará fibra de carbono em elementos como o tejadilho retrátil e as jantes de 23 polegadas. As portas terão uma abertura tipo borboleta (em tesoura e viradas uma para a outra); o construtor acrescenta que foram implementadas soluções aerodinâmicas ativas na carroçaria, embora até ao momento não tenham sido reveladas quais. No habitáculo, destaque para o sistema de infotainment com ecrã tátil de 17,1 polegadas.

À publicação Autocar, o responsável máximo da marca, Henri Fisker, afirma que o intuito foi ”redefinir o supercarro do futuro. Queríamos a derradeira experiência de condução e um novo tipo de luxo. Acreditamos em criar algo completamente diferente. Este é um automóvel que só queremos conduzir, não queremos pensar quando temos de parar. É por isso que optámos por essa autonomia”