Na corrida estavam três pretendentes: Nuno Serrano/Alexandre Berardo (equipa Kia – ACP Electric – BP), Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo (equipa Kia – ACP Electric – BP) e Carlos Silva/Sancho Ramalho (equipa Prolama Competição).
Na tabela classificativa, ao fim de seis provas e antes desta sétima e derradeira etapa, quem levava vantagem era Nuno Serrano/Alexandre Berardo (com 113 pontos). No 2º posto estava Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo (89 pontos). No 3º lugar da geral surgia a dupla Carlos Silva/Sancho Ramalho (com 88 pontos).
Teoricamente, Nuno Serrano/Alexandre Berardo era quem teria a vida mais facilitada pela vantagem pontual que levava para a prova final do Campeonato, mas tudo podia acontecer, já que a competitividade ao longo da época tinha sido grande.
E houve, de facto, campeonato até ao fim! O E-Rally do Alentejo Central provocou uma reviravolta na classificação final global do campeonato com o líder da tabela global até então (Nuno Serrano/Alexandre Berardo) a cair para o 2º posto, o 2º da geral até aqui (Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo) a ficar no 3º lugar e o 3º da geral até à última prova (Carlos Silva/Sancho Ramalho) a trepar para o 1º posto. Carlos Silva/Sancho Ramalho são, assim, os novos campeões nacionais de regularidade Novas Energias Prio 2024.
O Campeonato de Portugal de Novas Energias prio 2024 tem um novo campeão: Carlos Silva/Sancho Ramalho.

A história da reviravolta
Nesta derradeira prova do Campeonato, a reviravolta aconteceu já que Carlos Silva/Sancho Ramalho, em BMW i3, venceram o “E-Rally – Caixa Agrícola – Alentejo Central”, que teve como segundos classificados, na componente de regularidade, a equipa Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Kia EV6, e em terceiro lugar do pódio ficaram Filipe Maia/Tiago Caio, em Polestar 2 LRSM.
[clique nas fotos para fazer zoom]
Nuno Serrano/Alexandre Berardo ficou no 6º lugar em Reguengos, posição que comprometeu as suas aspirações ao título, tendo, porém, garantido o lugar de vice-campeão de Portugal de Novas Energias Prio.
[clique para fazer zoom na classificação do E-Rally – Caixa Agrícola – Alentejo Central]
Os novos campeões

Por sua vez, Sancho Ramalho, navegador da equipa vencedora e campeão nacional de navegadores, salientou que esta vitória e a vitória no Campeonato “é uma grande felicidade e é o terminar de um ano de trabalho, de muito empenho da equipa toda. Os resultados começaram a surgir mais do meio da época para a frente, e estamos muito contentes com o nosso trabalho”.
Os novos vice-campeões
Nuno Serrano e Alexandre Berardo reconheceram desportivamente o mérito dos adversários: “Sabíamos que em Reguengos tínhamos de ficar à frente do Carlos e do Sancho para chegar ao título, mas eles realizaram uma prova isenta de erros e têm todo o mérito no título alcançado. Este ano ficamos com o título de equipas e nos 2º e 3º lugares dos campeonatos de pilotos e navegadores. O Campeonato de Portugal está muito competitivo e em 2025 queremos lutar de novo pelo título”, referiu Nuno Serrano.
“O Campeonato está cada vez mais competitivo. Em 2025 voltaremos mais fortes para lutar pelo título.” – Nuno Serrano

O 3º classificado
Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, no Kia EV6, que ficaram no 3º lugar dos Campeonatos de Pilotos e Navegadores saudaram também os novos campeões e vice-campeões com todo o fair play: “Este ano foi difícil e tivemos muitas adversidades, mas mesmo assim conseguimos chegar a Reguengos na luta pelo título”.
“Foi um ano difícil, mas lutámos até ao fim. Parabéns aos Campeões e aos nossos colegas Vice-Campeões!” – Eduardo C. Albino
“Fizemos uma boa prova e conseguimos pela primeira vez fazer uma média de 0,1 por controlo. Mas o Carlos Silva e o Sancho Ramalho realizaram uma prova com uma precisão fenomenal e mostraram que merecem ser Campeões. Parabéns aos novos Campeões e aos nossos colegas de equipa Nuno Serrano e Alexandre Berardo que são os novos Vice-Campeões. Esperamos regressar em 2025 ainda mais fortes no Campeonato de Portugal e no Fia Eco Rally Cup”, disse Eduardo Carpinteiro Albino.

Vertente de Eficiência Energética
Com os resultados alcançados ao longo das sete provas do Campeonato, Emilien Le Borgne/Alexandre Stricher sagraram-se vencedores da Taça de Eficiência Energética em 2024, em condutores e navegadores, respetivamente.
O “E-Rally – Caixa Agrícola – Alentejo Central”, contou ainda com uma Power Stage, que teve como vencedores a dupla Filipe Cachopas/João Serôdio, em Alfa Romeo Junior.
Para a equipa Kia – ACP Electric – BP, que já em Lisboa tinha alcançado o título de equipas, “foi um ano muito competitivo em que ambas as equipas estiveram na luta pelos títulos de pilotos e navegadores até à última prova”.


Com a realização do E-Rally Alentejo Central, chegou ao fim o Campeonato de Portugal de Novas Energias 2024.



