Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo vai andar apenas em veículos elétricos

17/08/2021

A Renault Portugal e a Associação Aldeias Históricas de Portugal assinaram um protocolo de colaboração com vista a tornar a aldeia histórica de Castelo Rodrigo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO2 e de ruído.

Uma frota de veículos elétricos Renault (dos modelos Twizy, Twingo Electric, Zoe e Kangoo Z.E.) será disponibilizada aos residentes e profissionais que exercem atividade no território, bem como aos visitantes da aldeia.

O PROJETO SERÁ IMPLEMENTADO NO ÚLTIMO TRIMESTRE DESTE ANO, EM COLABORAÇÃO COM O MUNICÍPIO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO.

“Uma frota de viaturas Renault elétricas será disponibilizada aos residentes e profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, mas também aos muitos visitantes que visitam o território e que, assim, terão a oportunidade de confirmar que os automóveis elétricos, por serem zero emissões em utilização, pelo prazer e conforto de condução que proporcionam e pelos imbatíveis custos de utilização, são uma excelente solução (também) para os territórios de baixa densidade e não apenas para os grandes centros urbanos. E isto sem qualquer custo para os utilizadores!”, destaca a Renault.

Objeto de monitorização

Este projeto será objeto de monitorização e que irá permitir aos diferentes utilizadores o acesso a uma mobilidade sustentável, inclusivamente como transbordo para os visitantes que recorrerem à ferrovia como forma de deslocação.

“Aliás, potenciar o transporte multimodal é outro dos compromissos da Associação Aldeias Históricas de Portugal na área da sustentabilidade”, afirma a Renault em comunicado.

Com a assinatura deste protocolo, a Renault reforça a aposta e o investimento num Portugal mais sustentável. Recorde-se que, desde 2018, encabeça o programa “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”. Um projeto desenvolvido em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira e o Governo Regional da Madeira, com o objetivo de fazer a transição energética da ilha de Porto Santo, com recurso a um ecossistema elétrico inteligente assente em quatro pilares: os veículos elétricos, a armazenagem de energia, a recarga inteligente e a reversão da recarga (Vehicle to Grid ou V2G).