A campanha “Compromisso 30 – Ruas com vida” está inserida na 6ª Semana Mundial da Segurança Rodoviária, da Organização das Nações Unidas (ONU) que este ano é dedicada ao tema “Ruas para a vida: porquê #love30?”.
“O excesso de velocidade é um dos principais problemas da segurança rodoviária, aumentando o risco de acidente e gravidade do mesmo. A velocidade é fator chave em 30% dos acidentes mortais”, salienta a ANSR.
A velocidade a que os veículos circulam é especialmente determinante para minimizar a gravidade das lesões dos utentes vulneráveis, como os peões e os ciclistas, em situações de atropelamentos.
Espanha já decidiu reduzir limite
A pensar nisso, desde o passado dia 11 de maio, Espanha decidiu reduzir já o limite de velocidade de grande parte das artérias urbanas, passando dos 50 km/h para os 30 km/h, uma medida que afeta cerca de 70% das ruas espanholas.No caso espanhol, a medida abrange as ruas de sentido único; ruas com apenas uma via de circulação para cada sentido; ruas que tenham duas vias de circulação em que uma delas seja reservada a transportes públicos.
E por cá?
Por cá, a ideia é também generalizar nas áreas urbanas os limites de velocidade de 30 km/h que já existem em alguns bairros, como forma de parar os atropelamentos fatais.
Em 2020, registaram-se 3.528 atropelamentos em Portugal, dos quais 59 resultaram em morte, 290 em ferimentos graves e 3.441 em ferimentos leves.
Dados do European Safety Council (ETSC) indicam que numa colisão entre um veículo e um peão, a probabilidade de o peão sobreviver é de 90% se o veículo circular a 30 km/h, descendo para 20% se o veículo circular a 50 km/h.
A 6ª Semana Global de Segurança Rodoviária da ONU 2021, que será assinalada durante de 17 a 22 de maio, tem como tema “Streets for Life” ou “Ruas para a Vida”. A iniciativa defende os limites de 30 km/h (#Love30).
Lisboa, distrito com maior sinistralidade
Considerando que Lisboa continua a ser o distrito com maior sinistralidade rodoviária, tendo registado, no ano de 2020, 12 vítimas mortais em consequência de atropelamentos, esta campanha será implementada em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Companhia Carris de Ferro de Lisboa (Carris) e a Polícia Municipal de Lisboa (PML).
Para alertar os condutores para a importância de reduzirem a velocidade a que circulam, em particular nas zonas com presença de peões, mas também para sensibilizar os peões para o cuidado de “verem e serem vistos”, a campanha “Compromisso 30 – Ruas com vida” integrará 14 ações de sensibilização em vários locais da cidade de Lisboa.
A Campanha de Segurança Rodoviária “Compromisso 30 – Ruas com vida” assinala o início da 2ª Década de Ação da Segurança Rodoviária que tem como objetivo a redução de pelo menos 50% de mortos e feridos em consequência de um acidente rodoviário com base na abordagem do Sistema Seguro e na Visão Zero.
Salienta a ANSR que as consequências dos acidentes mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada, quer por parte dos condutores, quer por parte dos peões.