O Governo, através do Fundo para o Serviço Público de Transportes, vai disponibilizar uma verba de 200 mil euros para os taxistas poderem adquirir viaturas 100% elétricas para o exercício da sua profissão.
Apesar de parecer generoso, este montante dará, num cenário máximo, apenas para 40 táxis elétricos.
No âmbito deste apoio, é elegível a aquisição de veículos 100% elétricos novos, da categoria M1, destinados à atividade de transportes públicos de aluguer em veículos automóveis ligeiros de passageiros (serviço de táxi)”.
Isto porque o apoio se traduz na atribuição de um incentivo no valor de 5000 € (cinco mil euros), pela aquisição de um veículo 100% elétrico novo, cujo primeiro registo tenha sido feito em nome do beneficiário, a partir de 1 de janeiro de 2019.
Caso o beneficiário entregue um veículo para abate, o valor do incentivo é majorado desde que o veículo tenha licença para serviço de táxi nos últimos 3 anos e tenha pelo menos 20.000 quilómetros percorridos no último ano (a apurar pelo IMT).A majoração é atribuída de acordo com a idade do veículo segundo o seguinte quadro:
Ou seja, numa situação limite, um taxista pode usufruir de um apoio à aquisição de um EV, de 12.500 euros.
Obviamente, quantos mais taxistas beneficiarem de apoios reforçados, a verba total de 200 mil euros existente satisfará menos pretendentes.
De acordo com as regras, apenas é admitido o incentivo a um táxi por empresa.
Apoio para postos de carregamento
As candidaturas devem ser submetidas através do preenchimento deste formulário online, não sendo admitida qualquer outra forma de submissão.
O período para a receção de candidaturas vigora até ao limite da dotação financeira ou até às 18 horas do dia 31 de julho de 2019.
Os pedidos de informação, de esclarecimento ou o envio de informação ou documentação complementar são dirigidos para fundodetransportes@imt-ip.pt.