“Portugal tem demonstrado um forte interesse na temática do hidrogénio como parte da sua estratégia para a transição energética e redução das emissões de gases de efeito estufa. O país reconhece o papel crucial do hidrogénio verde como uma fonte de energia limpa e uma oportunidade para alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade”, contextualizam os responsáveis da SGS Academy.
Estes formadores referem que “dada a sua flexibilidade, o hidrogénio pode ser utilizado nos setores da indústria, transporte, energia elétrica e energia térmica, desde a produção e armazenamento de eletricidade e água potável ao transporte e mobilidade”.
Esta formação em hidrogénio foi, assim, projetada para atender às necessidades do mercado, proporcionando soluções relevantes para os desafios emergentes enfrentados por empresas e profissionais.
No âmbito do PRR, o primeiro aviso para a produção de hidrogénio e gases renováveis, excedeu as expectativas previstas, tendo recebido 41 candidaturas, que totalizam um investimento de 380 milhões de euros. “Este facto atesta o interesse da indústria nacional neste que já é considerado o combustível do futuro”, sublinha a SGS Academy.

É com estas premissas em mente que a SGS Academy avança com a ação de formação online “Os desafios do Hidrogénio e a sua utilização segura”, com 4 horas de duração e data prevista para 7 de novembro, que irá explorar as medidas necessárias para garantir a sua utilização segura em diversas aplicações industriais.
Em complemento, o curso A Mobilidade e o Hidrogénio, agendado para 10 e 12 de Outubro, irá focar-se na aplicação da tecnologia do Hidrogénio na área da mobilidade, e é assegurado por Tiago Ramos, New Plataforms e.Mobility Manager da Caetanobus.
“Além desses temas, neste ciclo de formações, abordaremos outras temáticas igualmente pertinentes, como a segurança da informação no setor automóvel e as novas regulamentações para o setor alimentar”, complementa esta equipa formadora.