Publicidade Continue a leitura a seguir

As 4 tendências que vão marcar o futuro imediato dos automóveis

Publicidade Continue a leitura a seguir

O panorama da mobilidade foi transformado de modo significativo nos últimos anos, com avanços marcantes na eletrificação, conectividade e condução autónoma, os quais vão continuar a marcar as tendências num futuro próximo.

Neste contexto, a crescente digitalização dos automóveis tem trazido para a ribalta um vasto conjunto de players ligados, até aqui, habitualmente apenas às áreas tecnológicas.

Olhando para o que será a nova geração de veículos elétricos e de condução mais inteligente, a LG Electronics, que também tem trabalhado no desenvolvimento de tecnologias para acelerar a indústria de veículos (incluindo elétricos) para o próximo nível, sintetiza as grandes tendências que marcarão o futuro dos automóveis. E levanta a ponta do véu sobre aquilo em que tem vindo a trabalhar nessas mesmas áreas.

Tendência 1: conectividade

A telemática, ou conectividade de veículos, está prestes a explodir com o 5G e a tecnologia avançada de “vehicle-to-everything” (V2X), o sistema que transmite informações em alta velocidade através de conexões de grande largura de banda e baixa latência.

O que está a fazer a LG Electronics?
A LG Electronics está a trabalhar no desenvolvimento de inovações de conectividade no automóvel (caso do sistema In-Vehicle Infotainment – IVI – da LG, que aproveita os pontos fortes combinados do webOS Auto e Microsoft Connected Vehicle Platform – MCVP) que congreguem vários níveis de informação.

Tendência 2: infotainment

Os sistemas de infoentretenimento fornecem aos condutores e passageiros dados úteis, que vão desde a navegação às previsões do tempo e passam pelo entretenimento propriamente dito que permite a audição de podcasts, a realização de chamadas telefónicas em alta voz, por exemplo.

O que está a fazer a LG Electronics?
A LG Electronics está a desenvolver inovações de infotainment avançadas que incluem Audio Video Navigation (AVN), sistemas de projeção no parabrisas (que abrem campo para Realidade Aumentada), telemática e sistemas de monitorização.

A tendência é para que este universo de informações seja enriquecido e invada ainda mais os automóveis, com as integrações a serem cada vez mais intuitivas e menos intrusivas (para garantir maior segurança).

Segundo a estimativa da MarketsandMarkets, o rápido crescimento do mercado global de entretenimento e das informações a bordo dos veículos deve aumentar de US $ 24,3 bilhões em 2019 para US $ 54,8 bilhões em 2027 (taxa de crescimento anual composta de 10,7%).

Com o aumento da procura por mais soluções de segurança e proteção e com a apetência por mais recursos de comunicação no veículo, o desenvolvimento deste género de tecnologias (pensada sempre para aprimorar a experiência do utilizador), tornar-se-ão mais críticas.

Tendência 3: sistemas de assistência à condução

De acordo com os consultores do Boston Consulting Group, o mercado de veículos parcial e totalmente autónomos representará aproximadamente 25% das vendas de viaturas novas até 2035.

Ou seja, uma das grandes tendências que marcará o futuro será a da aposta em veículos mais tecnologicamente seguros.

Com o avanço dos veículos de condução autónoma, uma das maiores preocupações dos construtores automóveis é a da segurança, o que pode explicar por que o mercado global de sistemas de assistência à condução deva crescer de US $ 1,9 bilhão em 2019 para US $ 10,7 bilhões em 2027 (taxa de crescimento anual composta de 23,9%), prevê a MarketsandMarkets.

O que está a fazer a LG Electronics?
A LG Electronics também está a acompanhar esta evolução, desenvolvendo componentes para assistência ao condutor, como o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) projetado pela LG, que utiliza uma câmara frontal para recolher informações de tráfego e do ambiente circundante para que os automobilistas possam tomar melhores decisões e contribuir para tornar as estradas mais seguras.

Tendência 4: veículos elétricos

Entre as tendências de futuro é inevitável a da eletrificação da mobilidade. De acordo com a IHS Markit, as vendas globais de veículos elétricos atingiram 10 milhões de unidades em 2020, devendo ultrapassar 20 milhões de unidades em 2022 e 40 milhões de veículos em 2025.

A par do crescimento dos EV, o mercado de componentes relevantes como motores e inversores naturalmente também deverá crescer.

O que está a fazer a LG Electronics?
Neste domínio, a LG Electronics está a trabalhar em colaboração com a Magna para desenvolver tecnologias para componentes de veículos elétricos. Sob uma nova joint venture a ser lançada no próximo mês, a LG Magna e-Powertrain produzirá componentes para EV.

Alianças para acompanhar velocidade das mudanças

Para responder às rápidas mudanças da indústria automóvel, a LG está igualmente a seguir um caminho de alianças e parcerias estratégicas para desenvolver inovações que sejam líderes na indústria para fabricantes de automóveis globais.

Além da LG Magna e-Powertain, a LG e a Luxoft criaram o Alluto para impulsionar a comercialização de um cockpit digital pronto para produção, infotainment e sistemas de sinalização com base na plataforma webOS Auto da LG.

Em 2018, a LG contratou o ZKW Group, fornecedor de sistemas de iluminação automóvel, num negócio no valor de mais de 1,1 bilhão de euros.