A Volvo Cars anunciou que pretende tornar-se numa empresa circular.
Uma empresa circular é aquela que é capaz de manter os produtos e os componentes em utilização por mais tempo, minimizando assim a necessidade de produzir novos materiais e de extrair recursos finitos com vista à eliminação do desperdício.
A Volvo Cars pretende afastar-se de uma economia linear e aplicar princípios circulares capazes de responder às ambições climáticas já definidas, garantindo uma disponibilidade futura de materiais, o uso eficiente de matérias-primas e as melhores práticas de gestão de resíduos.
A estratégia para a transformação do fabricante sueco inclui as seguintes quatro grandes áreas de atuação:
Para atingir a sua meta, o construtor definiu duas outras metas:A Volvo Cars pretende tornar-se numa empresa totalmente circular em 2040.
Até 2025: reduzir o máximo possível de emissões de CO2 e de custos dos produtos e serviços atuais;
Até 2040: desenvolver uma nova geração de produtos, serviços e processos capazes de gerar negócio circular.