Berlina elétrica desportiva de 441 kW com a assinatura da Volkswagen

12/09/2023

A Volkswagen apresentou a sua visão de uma berlina desportiva totalmente elétrica da classe média-alta no ID. Treffen, em Locarno, na margem suíça do Lago Maggiore. O ID.X Performance foi desenvolvido a partir da plataforma MEB (plataforma modular de propulsão elétrica da Volkswagen), a mesma do ID.7, e é uma berlina desportiva totalmente elétrica com tração integral e 441 kW (558 cv) de potência e função boost.

 

Estreia no ID. Treffen, encontro organizado por fãs no Ticino

A Volkswagen apresentou o ID.X Performance no âmbito do evento internacional ID. Treffen. Os entusiastas de automóveis elétricos, reuniram-se na margem suíça do Lago Maggiore, para falar sobre a sua paixão comum. O encontro foi iniciado e organizado por clientes ID., que são também membros do ID. Drivers Club. Em 2023, a equipa da marca Volkswagen voltou a estar presente com vários especialistas e deu a conhecer a evolução atual da mobilidade elétrica. Para além do ID.X Performance, a Volkswagen também mostrou em Locarno outros modelos da família ID.

No modelo ID.X Performance, a Volkswagen complementou o motor síncrono de funcionamento permanente no eixo traseiro com um motor assíncrono adicional no eixo dianteiro, criando assim uma configuração de tração integral. As vantagens deste tipo de propulsor são uma capacidade de sobrecarga de curta duração e perdas por arrastamento particularmente baixas. Por conseguinte, este tipo de motor é ideal para fornecer potência de forma imediata através de uma função boost.

O binário é controlado pelo Vehicle Dynamics Manager, sistema que também gere o funcionamento do bloqueio do diferencial do eixo traseiro no ID.X Performance. A função é controlada através de um ecrã independente – com 17 centímetros de diagonal – posicionado na consola central.

A energia de propulsão dos dois motores é fornecida pela bateria de tração, a qual permite uma elevada potência contínua e tempos de carregamento curtos, com uma capacidade máxima de 200 kW.

O veículo apresenta uma série de características desportivas: defletor dianteiro e difusor traseiro produzidos em carbono; ângulo de convergência incrementado em 80 milímetros e suspensão desportiva rebaixada, com molas especialmente rígidas, em 60 milímetros.

O veículo está equipado com jantes de liga leve desportivas de 20 polegadas com bloqueio central e com pneus de competição de dimensão 265.

Todos estes elementos contribuem para a performance e agilidade do veículo.

A marca refere que o modelo não será comercializado e que o seu desenvolvimento serviu para mostrar as potencialidades da arquitetura elétrica MEB.