A CaetanoBus, que já tem mais de 90 autocarros elétricos movidos a hidrogénio vendidos apenas na Alemanha, vê agora mais uma cidade a optar pela mobilidade a hidrogénio e a escolher a CaetanoBus para fornecer os autocarros Hydrogen Fuel Cell. Estes autocarros, que são os primeiros autocarros a hidrogénio da wupsi GmbH, serão equipados com a pilha de células de combustível de 2.ª geração da Toyota e estão programados para serem entregues até meados de 2025.
O H2.City Gold, co-branded da Toyota, é um autocarro padrão leve, de piso baixo e carroçaria de alumínio que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha Toyota Fuel Cell com potência nominal de 70 kW. A segunda geração do sistema Toyota Fuel Cell é mais compacta, mais leve, ainda mais eficiente e oferece maior densidade de potência do que a geração anterior.
Tal como apresentado recentemente no BusWorld 2023 em Bruxelas, a equipa de engenharia da OEM portuguesa está também a inovar ao implementar um sistema de recuperação de calor que transfere o calor libertado pela célula de combustível durante o funcionamento para o interior do veículo, melhorando o desempenho do aquecimento durante o inverno, com um grande impacto na redução do consumo de energia. Esta novidade irá reduzir diretamente o consumo de hidrogénio e melhorar o TCO (Total Cost of Ownership) de uma frota Caetano Hydrogen.
“Esta encomenda reforça o bom ano da CaetanoBus em termos de vendas do modelo H2.City Gold, que já foi vendido para Alemanha, França, Espanha, Portugal, Itália e Dinamarca. Além disso, esta encomenda reforça a posição da Caetanobus na Alemanha, que é atualmente líder na transição para uma mobilidade com emissões zero, nomeadamente através da utilização de hidrogénio”, pormenoriza a empresa em comunicado.Nuno Lago de Carvalho, diretor Comercial da CaetanoBus, destaca: “A Alemanha é um mercado estratégico para a CaetanoBus e temos o prazer de fornecer os primeiros autocarros elétricos movidos a hidrogénio à cidade de Leverkersun e a um importante operador como a Wupsi GmbH. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para cumprir as metas de descarbonização de grandes frotas e uma alternativa importante para aumentar a escala de veículos pesados com emissões zero e lutar contra as alterações climáticas de forma sustentável”.