Carregador rápido Siemens “dá” 400 kW de potência

17/04/2024

A Siemens, através da divisão Smart Infrastructure, lançou uma versão adicional do carregador rápido para veículos elétricos Sicharge D, que disponibiliza uma potência máxima de 400 kW. Esta variante destina-se aos mercados que seguem a norma IEC – International Electrotechnical Commission.

Segundo a empresa, para além de cumprir os padrões, protocolos e normas relevantes, este carregador rápido Sicharge D tem capacidade para se adaptar às necessidades de carregamento atuais e futuras.

A Siemens explica que esta nova versão do seu carregador rápido permite carregar até quatro veículos elétricos em simultâneo com apenas uma ligação à rede, “otimizando assim os tempos de carregamento e proporcionando aos Operadores de Pontos de Carregamento poupanças financeiras e de espaço”.

Markus Mildner, CEO da eMobility da Siemens, salienta que “a adoção generalizada da mobilidade elétrica é absolutamente necessária para um futuro mais sustentável”, pelo que “a redução do tempo de carregamento, tanto para carros como para camiões elétricos, especialmente em viagem, irá desempenhar um papel fundamental no aumento da conveniência e da aceitação deste tipo de transporte”. Mildner entende, por isso, que o Sicharge D representa “um grande marco no caminho para alcançar este objetivo”.

O SICHARGE D É ADEQUADO PARA DIFERENTES UTILIZAÇÕES, TAIS COMO O CARREGAMENTO NO DESTINO, O CARREGAMENTO RÁPIDO PÚBLICO OU O CARREGAMENTO EM AUTOESTRADA, E OFERECE UMA POTÊNCIA CONTÍNUA E ESTÁVEL DE 400 KW A UMA TEMPERATURA AMBIENTE DE 40°C.

Possui um ecrã tátil multilingue “com uma interface de utilizador intuitiva e permite fazer a gestão dos cabos tanto no carregador como no dispensador, facilitando o manuseamento e tornando o carregamento o mais conveniente possível para os condutores de veículos elétricos”.

Os Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) “também beneficiam de uma grande flexibilidade, uma vez que o ecrã tátil disponibiliza diferentes opções para colocação de publicidade e permite que seja integrada uma grande variedade de terminais de pagamento”.

A Siemens refere que disponibiliza ainda serviços personalizados e apoio contínuo ao longo de todo o ciclo de vida do equipamento, desde a instalação inicial até aos serviços digitais e remotos e ao apoio no local.