O PROJETO EVE-SENNA SIMBOLIZA A VISÃO DE UM FUTURO SUSTENTÁVEL E DE INOVAÇÃO NO MERCADO DE MOBILIDADE URBANA.
O acordo para este carro voador com a marca Senna acontece no momento em que a EVE, organização criada pela Embraer para acelerar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), comemora o primeiro ano de operação.
Ainda não há detalhes de como será este “carro voador” Eve-Senna. O facto de ser elétrico permitirá reduzidos níveis de decibéis, para além das evidentes nulas emissões locais.
Esta é, no entanto, uma área dentro da mobilidade que deverá ganhar rápido desenvolvimento, já que, além da nova parceria com a Senna, a Eve anunciou o arranque de uma operação de testes, até 6 de dezembro, com uma frota deste género de aeronaves na zona do Rio de Janeiro.
Nestes primeiros ensaios reais, o eVTOL não transportou passageiros, tendo voado através de controlo remoto.
A operação terá o acompanhamento da Agência Nacional de Aviação Civil brasileira (Anac).
O modelo de testes da Eve Air Mobility possui dez hélices movidas por motores elétricos. A versão de produção poderá acrescentar dois rotores para melhorar o desempenho em voo.
“Fui um privilegiado por ter feito parte da geração que acompanhou a carreira de Ayrton Senna. A sua ousadia, capacidade de superação e conquistas, unindo paixão e tecnologia, foram uma inspiração para seguir a carreira em engenharia. Tenho a certeza de que essa parceria vai contribuir muito para inspirar as novas gerações a desenvolverem as tecnologias que vão transformar o futuro”, afirma Andre Stein, CEO da EVE.