A marca, que poderá estar presente no mercado europeu em 2025, reserva mais pormenores para o início de abril, mas sabe-se, para já, que a nova bateria terá 130 kWh.
A diferença significativa entre as baterias de estado sólido e a tecnologia existente reside no facto de o eletrólito ser sólido: no caso do utilizado pela IM L6, é um eletrólito patenteado de escala nanométrica desenvolvido pela própria empresa.
O ELETRÓLITO TEM “ELEVADA CONDUTIVIDADE IÓNICA, RESISTÊNCIA A ALTAS TEMPERATURAS”, O QUE PRESUMIVELMENTE SIGNIFICA QUE O RISCO DE INCÊNDIO SERÁ MENOR.
► IM Motors é uma joint venture de veículos elétricos entre a fabricante de automóveis chinesa SAIC Motor e as empresas chinesas de tecnologia Zhangjiang Hi-Tech e Alibaba Group.
► O IM da marca significa “Intelligent Mobility”.► A IM Motors foi fundada em 2020 como uma joint venture entre a SAIC Motor, o Alibaba Group e a Zhangjiang Hi-Tech. O primeiro modelo foi o sedan L7, que foi colocado à venda em 2022 e, desde então, foi seguido pelos SUVs LS7 e LS6. Este L6 é, assim, o quarto modelo do seu portfólio.
Ao ter um eletrólito sólido, não é possível que este vaze, o que melhora a segurança e também torna a bateria menos propensa a combustão ou explosão. A IM possui igualmente uma tecnologia de proteção de segurança quíntupla para proteger as baterias com materiais de isolamento térmico e retardadores de fogo.
Além disso, o eletrólito utiliza moldagem integrada de camada sólida seca, tendo a bateria uma resistência interna reduzida, o que significa que é possível um carregamento ultrarrápido.
O cátodo (elétrodo positivo) é revestido com material de níquel ultra-elevado e o ânodo (negativo) é uma nova geração de material composto de carbono-silício de elevada energia específica.
Autonomia e outra opção de bateria
A IM anunciou no Salão Automóvel de Genebra que o L6 equipado com a bateria de estado sólido teria uma autonomia CLTC de 1000 km (CLTC) ou, segundo o WLTP, de 800 km.
Quando for posto à venda, o L6 terá duas variantes: a da bateria de estado sólido e outra com bateria de iões de lítio com de 90 ou 100 kWh da CATL.
A versão com bateria de iões de lítio de 90 kWh terá uma unidade com tração traseira (com uma autonomia CLTC de 720 km e possivelmente uma potência de 216 kW) e uma versão com tração integral (700 km no ciclo chinês CLTC e um motor traseiro de 379 kW e um dianteiro de 200 kW).
A versão equipada com a bateria de 100 kWh permite uma autonomia de 770 km (tração traseira) e 750 km (tração integral).
MG ou IM na Europa? Ainda não está decidido
Esta berlina L6 da IM Motors tem 4931 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1474 mm de altura, registando ainda 2950 mm de distância entre eixos.