Os aspetos técnicos principais mantiveram-se com a passagem da versão protótipo (de há um ano) para a de série (exibida hoje).
Assim, a capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação do modelo 600 – e uma autonomia de 500 km são os dois valores de referência a ter em conta.
O veículo foi tecnicamente projetado para um peso bruto combinado de até 44 toneladas. Com semirreboque padrão, o eActros 600 tem uma carga útil de cerca de 22 toneladas na UE.
Três baterias LFP
O eActros 600 possui três baterias, cada uma com 207 kWh. Estes oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias são baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP). Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade do veículo e dos componentes que um Actros convencional comparável para serviços pesados de longo curso. Isso significa até 1,2 milhão de quilómetros em dez anos de operação. Após este período de uso, o estado de saúde da bateria ainda deverá ser superior a 80%. “Além disso, em contraste com outras tecnologias de células de bateria, aproximadamente 95% da capacidade instalada pode ser utilizada com a tecnologia LFP. Isso possibilita uma autonomia maior com a mesma capacidade de bateria instalada”, declara a marca.
Dois motores
A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo elétrico de 800 volts com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades especificamente para uso em transporte pesado de longo curso. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de 600 kW. A energia elétrica pode ser recuperada através da recuperação, que é realimentada nas baterias do eActros 600 e fica novamente disponível para o sistema de tração. O condutor pode escolher entre cinco níveis de recuperação diferentes. A condução com um pedal também pode ser ativada opcionalmente.Autonomia de 500 km
Mas serão suficientes 500 km para camiões de longo curso? A Mercedes-Benz entende que sim, referindo que cerca de 60 por cento das viagens de longa distância dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 km, o que significa que a infraestrutura de carregamento no depósito e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos.
Para todas as outras utilizações, a expansão da infraestrutura de carregamento pública é vital para tornar o camião elétrico viável para transporte de longa distância em toda a Europa.
Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá posteriormente o carregamento em megawatts (MCS). Desde o início das vendas, os clientes podem solicitar uma pré-instalação para isso. Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, está prevista a sua atualização para estes modelos do eActros 600.
As baterias podem ser carregadas de 20 a 80 por cento em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento adequada com uma potência de cerca de um megawatt.
Custos de utilização
O período de tempo dentro do qual os operadores de frota podem alcançar a paridade de custos com um camião Diesel comparável utilizando o eActros 600 no transporte de longa distância difere de país para país, em particular dependendo do preço da eletricidade e do gasóleo e do sistema de portagens. Em França e Alemanha, segundo as contas da Mercedes-Benz, o eActros 600 pode ser mais rentável do que um camião de longo curso a gasóleo num período médio de manutenção do veículo de cerca de cinco anos ou após cerca de 600.000 quilómetros – apesar de um preço de compra cerca de duas a duas vezes e meia superior ao preço de aquisição de um equivalente Diesel.
Comercialização
As vendas do camião elétrico começam este ano. O início da produção em série está previsto para o final de 2024. Além do trator, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá variantes rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado, oferecendo aos clientes outras aplicações possíveis para transporte totalmente elétrico. Uma frota de cerca de cinquenta veículos protótipos está a ser construída, alguns dos quais também serão colocados em testes práticos com os primeiros clientes numa próxima etapa.